quarta-feira, 8 de junho de 2011

Experimento 10

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

Olá galerinha do blog, como eu disse na postagem da semana passada, hoje darei continuidade aos resumos dos minicursos aplicados pelos bolsistas do projeto PIBID aos alunos do CEAN e do IFG. Ao final de cada resumo será postado o experimento aplicado no minicurso.
O minicurso de hoje é “ALCOOLICAMENTE CORRETO”, que foi ministrado pela bolsista Ana Lúcia no dia 31/05 às 8 horas no IFG – Campus Uruaçu, que contou com a presença de 8 alunos. No minicurso foi abordado o tema bebidas destiladas, fazendo-se um enfoque na cachaça. Foi mostrado todo o processo de destilação através de vídeos e de comunicação oral entre a bolsista e os alunos presentes. Tendo conhecimento de que bebida e álcool na combinam, foi mostrado também o processo de funcionamento do bafômetro, que se tornou uma arma contra a imprudência e irresponsabilidade de alguns motoristas.
E este é nosso experimento de hoje:


BAFÔMETRO FEITO COM BALÕES DE FESTA
MATERIAIS UTILIZADOS
·         4 balões de festa (de preferência com cores diferentes)
·         4 pedaços de tubo de plástico transparentes (diâmetro externo de 1 cm ou 3/8 de polegadas
·         2 gizes escolar
·         4 rolhas para tampar os tubos plásticos
·         Algodão
·         40 mL de água
·         10 mL de Ácido Sulfúrico
·         1 g de Dicromato de Potássio
·         Bebidas alcoólicas diversas
Obs.: Coloque a água em um recipiente e adicione lentamente o Ácido Sulfúrico e o Dicromato de Potássio, misturando o sistema até que este fique homogêneo (solução preparada).
PROCEDIMENTO
        Quebre os gizes em pedaços pequenos e em um recipiente molhe-os com a solução preparada até que fiquem úmidos, mexa com um bastão de vidro para que adquiram uma cor homogênea. 
         Coloque um pedaço de algodão em cada tubo de plástico e feche a extremidade mais perto com a rolha, em seguida divida os gizes em quantidades iguais e coloque-os no tubo.
Usando os balões, comece colocando as bebidas na seguinte sequência:
1.    No balão 1, coloque 0,5 mL de aguardente;
2.    No balão 2, coloque a mesma medida de cerveja;
3.    No balão 3, adicione a mesma quantidade de vinho;
4.    No balão 4, não adicione nenhuma bebida, pois este será o controle do nosso experimento.
·         Comece a encher os balões um a um com ar (tomando o cuidado de assegurar que a pessoa responsável pelo enchimento não tenha ingerido qualquer bebida alcoólica), e prenda-os na outra extremidade do tubo, cuidando para que a bebida não derrame dentro do tubo.




·         Na sequência, vá retirando vagarosamente as rolhas dos tubos. E observe a passagem do ar da bexiga pelo interior do tubo. Lembrando que só deve passar o ar da bexiga, nunca a bebida.


O QUE ACONTECEU NO EXPERIMENTO?

·         Ao deixar passar o ar da bexiga pelo interior do tubo, percebe-se as mudanças na cor dos gizes.

·         Isso ocorreu porque junto com o ar da bexiga havia vapor de álcool, que ao entrar em contato com o dicromato de potássio contido na mistura que foi adicionada ao giz, causou uma reação, que provocou a mudança de cor dos gizes. Essa mudança foi proporcional ao teor alcoólico de cada bebida.

·         O ocorreu foi uma oxidação do álcool à aldeído e a redução do dicromato a Cromo (III) ou Cromo (II).



Espero que tenham gostado estarei de volta na semana que vem com mais um minicurso e um experimento. E não custa ressaltar: SE DIRIGIR, NÃO BEBA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário