terça-feira, 7 de junho de 2011

Você já tomou toddynho?

                                                       Voluntária: Nara Alinne Nobre da Silva

         Aposto que assim como a minha, a sua resposta é sim. O toddynho é um composto alimentar que a maioria das pessoas já experimentaram. Tanto crianças como adultos o acham saboroso.
          Muitas vezes nos chegamos a um supermercado, panificadora ou numa lanchonete pedimos um toddynho e nem paramos para pensar quais são os componentes desse composto. Não é verdade??? Você conhece os principais ingredientes do toddynho?
           Pensando na sua resposta resolvi escrever sobre esse assunto no nosso post de hoje.           
           Os principais ingredientes são: Leite integral reconstituído, açúcar, soro de leite em pó, cacau, gordura hidrogenada, sal, espessante entre outros. O toddynho contém vitaminas C e A, e é fonte de sódio, cálcio, ferro além de proteínas.
          Proteínas!!! O que são mesmo proteínas???
São nutrientes fundamentais para a formação de células e tecidos. São as proteínas que permitem o crescimento e desenvolvimento do corpo, estão presentes nos músculos, ossos, cabelos, sangue entre outros. Elas são caracterizadas também pelo grande peso molecular.
            As proteínas são denominadas também de macromoléculas orgânicas formadas pela sequencia de vários aminoácidos. Os aminoácidos são as estruturas fundamentais das proteínas. Cada aminoácido consiste de um grupo amina (-NH2) básico (alcalino), um grupo carboxí1lico (-COOH) ácido e uma cadeia lateral (grupo R) que é diferente para cada um dos 20 diferentes aminoácidos utilizados pelo nosso corpo. Veja abaixo um exemplo:
                                         
            Os elementos químicos que formam os aminoácidos são: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, podendo em alguns casos conter átomos de enxofre. Os aminoácidos possuem varias funções, entre elas hormonal, energética, enzimática e de defesa.
            Outros alimentos fonte de proteínas são: feijão, soja, ervilha, carnes de boi, porco, ovos, leite etc.
        
Espero que tenham gostado amigos. Sugestões ou dúvidas deixe um recado ou envie para quipibid@hotmail.com

Fonte:
Alimentação saudável e sustentável. Elaine Said Dutra;
http://www.guia.heu.nom.br/proteinas.htm
http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/const_microorg/proteinas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário