segunda-feira, 27 de junho de 2011

A química do suco de cenoura

Voluntária: Nara Alinne Nobre da Silva

Pessoal esses últimos dias tem sido bastante quente, não é mesmo!? Portanto é importante ingerir muito líquido. Uma das coisas que adoro fazer é tomar suco, principalmente de laranja, uva e também de cenoura. E vocês gostam de suco de cenoura? O suco de cenoura é rico em vitaminas e nutrientes por isso é sempre bom tomá-lo.
A cenoura é um vegetal bastante comum no nosso cotidiano, entretanto muitas pessoas não conhecem muito sobre ela. Por isso no nosso post de hoje vou falar um pouco sobre esse assunto.
 O vegetal citado é composto por diferentes substâncias, por exemplo, as fibras, os minerais como potássio, fósforo, cálcio e sódio, e o beta-caroteno, substância responsável pela sua cor alaranjada.
Vocês já ouviram falar sobre o beta-caroteno??? Veja abaixo a estrutura molecular dessa substância:
 

Além de ser responsável pela coloração da cenoura o beta-caroteno possui outras funções: auxilia no desempenho da visão, mantém o bom estado da pele e das mucosas, ajuda no combate a infecções e diminui o colesterol no sangue. Sua molécula é classificada como insaturada, pois possui ligações duplas, é composto por átomos de carbono e hidrogênio.
O beta-caroteno é classificado como um carotenóide. Esses são pigmentos naturais, são insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos e óleos em geral. As moléculas dos carotenóides possuem cerca de 40 átomos de carbono.
Os alimentos que possuem em sua composição carotenóides possuem cor que variam do amarelo, vermelho, alaranjado ao verde. Por exemplo, o tomate, o milho, a laranja, o espinafre, a couve entre outros.
O consumo em excesso de alimentos rico em beta-caroteno, por exemplo, a cenoura, pode levar as solas dos pés e as palmas das mãos ficarem amareladas, mas por poucos dias.

Além do suco, a cenoura é bastante utilizada para a fabricação de bolos, sanduiches, saladas e outros.

Espero que tenham gostado do post de hoje. Dúvidas ou sugestões enviem para quipibid.blogspot.com.
Até semana que vem...

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário