segunda-feira, 27 de junho de 2011

 
Oi leitores do blog! Como vocês acham que o protetor solar protege a pele?
         O Sol é essencial para a vida na Terra e seus efeitos sobre o homem dependem das seguintes características: tipo de pele exposta, intensidade de exposição, frequência e tempo de exposição. Este último, por sua vez, depende da localização geográfica, da estação do ano, do período do dia e da condição climática.
Os protetores solares têm a função de impedir que os raios solares UVA e UVB alcancem a derme e a epiderme. Isto é possível devido aos chamados filtros físicos e formulações químicas ou, filtros inorgânicos e orgânicos respectivamente.
     * Filtros físicos ou filtros inorgânicos. Fazem com que a pele não absorva os raios porque contêm substâncias refletoras e presença de óxidos metálicos: ZnO (óxido de zinco) e TiO2 (dióxido de titânio), sendo matérias semicondutoras.       
      * Formulações químicas ou filtros orgânicos. Quando os raios atingem o corpo, encontram moléculas do produto que absorvem a energia do sol. A absorção agita as moléculas, que ficam em estado de excitação, voltando em seguida ao estado natural, o que faz com que a pele receba uma fração de energia solar menos agressiva e reflita o restante. O efeito de reflexão e espalhamento depende do tamanho de partículas do filtro inorgânico.
A proteção varia de acordo com o fator de proteção solar. Um trabalho de vários profissionais na elaboração e orientação poderá garantir a adequada fabricação de protetor solar. Sendo que o grau de proteção pode estar diretamente associado ao maior conhecimento da estrutura com capacidade de absorver e dispersar a radiação solar.
                                                        

http://gpquae.iqm.unicamp.br/protetor.pdf                                            

Química Nova, vol.30, nº1 Jan./Feb. 2007


                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário