segunda-feira, 27 de junho de 2011

Bolsista: Alessandro Barbosa

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre a proibição dos comércios de oferecerem sacolas plásticas em Uberaba - MG.
NOTÍCIA: Estabelecimentos comerciais de Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro, estão proibidos de oferecer sacolas plásticas para os consumidores a partir desta terça-feira (28). Somente sacolas biodegradáveis, que se decompõe mais rapidamente na natureza, vão poder circular em farmácias, supermercados, lojas e padarias de Uberaba. Quem não respeitar a lei municipal pode receber multa de R$1 mil e perder o alvará de funcionamento.
As sacolas biodegradáveis são feitas de amido de milho e custam, em média, R$ 0,19. Elas vão ser cobradas do consumidor. Para evitar que o consumidor tenha que arcar com este custo, a Associação dos Supermercadistas do Triângulo Mineiro criou uma linha de sacolas retornáveis.
Cadê a Química nesta notícia, meus amigos?
Os plásticos, que hoje fazem parte de nossas vidas e que são bastante utilizados por causa de suas características como: resistência, ductibilidade, baixo custo, abundância, versatilidade e aplicabilidade nas indústrias, na Química são conhecidos como polímeros.
Mas, o que são os polímeros?
Polímeros é uma palavra originária do grego que significa: poli (muitos) e meros (partes). São macromoléculas formadas por moléculas pequenas (monômeros) que se ligam meio de uma reação denominadas polimerização.
Os polímeros podem ser naturais ou sintéticos. Dentre os vários polímeros naturais podemos citar a celulose (plantas), caseína (proteína do leite), látex natural e seda. São exemplos de polímeros sintéticos o PVC, o Nylon e acrílico.
O polímero utilizado na fabricação de sacolas plásticas em geral é o Polietileno flexível (PEBD)
Como são produzidos os polímeros?
Os polímeros são produzidos sinteticamente pela reação de polimerização de seus monômeros. Nestas reações de polimerização, os radicais livres necessários para iniciar a reação são produzidos por um iniciador que é uma molécula capaz de formar radicais livres a temperaturas relativamente baixas. Um exemplo de um iniciador é o peróxido de benzoilo que se decompõe com facilidade em radicais fenilo. Os radicais assim formados vão atacar as moléculas do monômero dando origem à reação de polimerização.
Como podemos ver, é praticamente impossível passarmos um único dia sem utilizarmos um tipo de polímero, contudo deve-se ter a consciência de que eles são difíceis de se decompor no meio ambiente, assim o uso de sacolas biodegradáveis é uma forma de ajudar o meio ambiente.
Espero que tenham gostado e logo teremos mais reportagens sobre os polímeros!
Fontes:
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/06/comercio-de-uberaba-em-mg-e-proibido-de-oferecer-sacolas-plasticas.html
http://curriculodequimica.blogspot.com/2009/05/polimeros_5070.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário