sábado, 2 de julho de 2011

EXPERIMENTO XIII

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis

Olá leitores do nosso blog, venho hoje dando continuidade aos resumos dos minicursos apresentados pelos bolsistas do PIBID, que é um projeto desenvolvido por 10 acadêmicos do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu sobre a supervisão da professora Fabiana Gomes. Cada minicurso foi apresentado por um bolsista, aos alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser e a alguns alunos do integrado de Química do IFG.
Hoje falarei do minicurso “AS CORES DA QUÍMICA”, apresentado pela bolsista Leonice, que contou com a presença de 12 alunos, tendo como elemento principal os corantes e pigmentos, realizado no dia 01/06 às 14h00min, nas dependências do IFG – Campus Uruaçu.
A bolsista iniciou falando sobre a descoberta dos corantes e sua utilização pelos nossos antepassados. Buscou ressaltar a diferença entre pigmentos e corantes: que está na capacidade de solubilidade presente nos corantes e ausente nos pigmentos. Explicou também que há pigmentos orgânicos e inorgânicos e ainda o impacto ambiental que ambos causam. Sobre os corantes foram vistos os tipos: alimentar, sintético e natural, e foram observados alguns de seus métodos de extração. De todos os pigmentos e corantes mostrados pela bolsista durante a apresentação do minicurso, foram dados também suas fórmulas moleculares e sua obtenção na natureza.
Mas como nosso objetivo principal é a experimentação, vamos começar...
A bolsista Leonice desenvolveu com os alunos três experimentos. Os dois primeiros consistiram na elaboração de pigmentos inorgânicos: Branco e Verde azulado – malaquita sintética e um terceiro, explosão de cores.
O experimento escolhido para hoje foi:

EXPLOSÃO DE CORES
MATERIAIS UTILIZADOS
·         Placa de Petri ou prato fundo
·         Leite
·         Corantes alimentícios (3 cores diferentes)
·         Detergente
·         Palito de dente (opcional)
PROCEDIMENTOS
·         Coloque o leite na Placa de Petri ou prato fundo, em seguida adicione algumas gotas dos corantes alimentícios com pelo menos três cores variadas.
·         Em seguida, usando o palito de dente ou o próprio recipiente do detergente, coloque pequenas gotas deste em cada mancha de corante.

O QUE VOCÊ NOTOU NO EXPERIMENTO?
·         A cada gota do detergente que é gotejada nas manchas dos corantes, estas explodem e começam a se movimentar de uma forma divertida, como ondas coloridas.

PORQUE ISSO ACONTECE?
·         Ao pingarmos o corante no leite, eles não se misturaram, formando cada um uma mancha separada da outra. Mas no momento em que gotejamos a pequena gota de detergente dentro das manchas elas explodem.
·         Isso acontece devido à tensão superficial, que se formou no leite e foi rompida pelo detergente. Mas como é que funciona essa tensão superficial?
·         Vamos lá... 
·         A tensão superficial é causada porque as moléculas do leite que se encontram na superfície, sofrem uma grande força de atração entre si. As moléculas que estão no interior do leite também sofrem essas forças de atração, mas nesse caso, elas estão em todas as direções. Enquanto que, as moléculas da superfície sofrem a força de atração apenas das moléculas que se encontram na horizontal e das que estão em baixo, pois em cima não tem moléculas, tem apenas ar.
·         Devido o fato do número de moléculas se atraindo ser menor, existe uma compensação, uma força maior que se forma na superfície como uma película acima do leite, chamada TENSÃO SUPERFICIAL.
·         O detergente consegue romper essa tensão porque ele tem uma parte polar e uma apolar, enquanto que o leite é apolar e o corante polar. Por isso o leite e o corante não se misturam com tanta facilidade, devido a sua polaridade. Ao adicionar o detergente, sua parte polar se mistura com o corante e sua parte apolar com o leite.

FALANDO UM POUQUINHO DE POLARIDADE.
·         Nas substâncias apolares, a força de atração entre as moléculas são muito fracas, o que facilita a movimentação dessas moléculas.
·         Nas moléculas polares, devido à existência de regiões de diferentes densidades eletrônicas, age sobre a molécula uma força de atração mais intensa.
Espero que estejam gostando das nossas matérias. Deixem comentários no nosso blog, eles serão bem vindos e aproveitados.

REFERÊNCIAS
www.br.answers.yahoo.com/question/índex?qid=20070404125415AA0pTjt. Disponível em: 28/06 em 17h32m.
www.brasilescola.com/quimica/moleculas-organicas-polares-apolares.htm. Disponível em: 28/06 em 17h33m.
www2.biomed.ufrj.br/ciência/ExplosaoCores.htm. Disponível em 28/06 em 17h40m.

4 comentários:

  1. muito boa a sua explicação amei me ajudou muito

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  2. muito boa a sua explicação amei me ajudou muito

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  3. Meus parabéns!!! Que explicação maravilhosa! ������������

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  4. Como é a fórmula desse experimento

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