sábado, 2 de julho de 2011

O “QUEBRA GALHO” QUÍMICO

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre uma coisa que acontece com freqüência em nosso cotidiano: alguém já teve ou já viu alguém com problemas de azia e má digestão? Possivelmente sim, e nessas horas sempre se recorre aos famosos sais de fruta, que nos dão um grande alívio, não é mesmo?!
Cadê a Química nisso meus amigos? 
A maioria desses sais de fruta são constituídos de bicarbonato de sódio e outros sais, contudo o bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico fazendo com que a sensação de de azia e má digestão acalme.
                              NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2
Outro fato que causa curiosidade é o fato desses comprimidos serem efervescentes, mas novamente a Química explica meus caros. Como pode ser visto na reação química acima, a efervescência do sal de frutas se deve a liberação do gás carbônico (CO2).
Mas o bicarbonato de sódio é multiuso, digamos assim, pois é usado para inúmeras outras coisas como:
- Na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
- No tratamento de água para piscinas como controlador de pH.
- Na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO2), que faz a massa crescer.
                                  
                                2NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2
- Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
Viram?! Um composto tão barato e acessível é capaz disso tudo não é?
Bem, é o que digo, é a beleza da Química.
Até a próxima.
Fontes:
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=20&id=489

Nenhum comentário:

Postar um comentário