sábado, 2 de julho de 2011

NITROGLICERINA E OS PRÊMIOS NOBEL

Bolsista: Leidiane
Olá blogueiros, hoje tem uma historia diferente pra vocês, sobre uma substância química muito conhecida a Nitroglicerina.
A Nitroglicerina é um líquido oleoso de coloração amarela esverdeada, semelhante ao mel, altamente instável e explosiva, possui massa molecular de 227 g mol-1, e sua temperatura não deve ultrapassar os 30°C. O nome nitroglicerina é derivado da molécula glicerina. A nitroglicerina é obtida através da nitração da glicerina, catalisada por ácido sulfúrico, onde o ácido nítrico fornece o NO2, que substitui os hidrogênios das hidroxilas (OH) presentes na molécula ligando-se ao oxigênio. Reação de obtenção da nitroglicerina:
A nitroglicerina foi descoberta pelo cientista italiano Ancanio Sobrero. Porém foi o químico sueco Alfred Nobel que aplicou a nitroglicerina como explosivo; no ano de 1963, este obteve a primeira patente do explosivo. Uma explosão em 1964 que destruiu completamente a fábrica de Nobel e matou seu irmão, o cientista, começou a pesquisar uma maneira de amenizar o perigo, e descobriu que se o composto fosse adsorvido em algum material poroso teria estabilidade. Testou vários aditivos até chegar a uma mistura com argila (kieselguhr), e ele chamou a mistura de Dynamite.

O efeito explosivo da nitroglicerina se deve a liberação dos gases N2, O2, e CO2, e com uma grande energia cinética, no momento do choque ou no fornecimento de calor; essa reação é extremamente exotérmica, e ocorre da seguinte maneira:
A dinamite esteve presente em vários fatos importantes entre eles a abertura do canal de Suez. E na 1ª Guerra Mundial foi empregado como arma letal, apesar de Nobel propor o uso do composto apenas na construção civil.
Atualmente a dinamite é fabricada adicionando-se a nitroglicerina, aditivos (nitratos de amônio e sódio (explosivos) e celulose), além do carbonato de cálcio para diminuir a acidez. E utilizada  na mineração, indústria petrolífera e na construção civil, e ainda por terroristas, é também como fármaco vasodilatador para doenças cardiovasculares e anginas.
 Logo após o fim da guerra, Nobel percebeu que seria lembrado como o homem que criou o explosivo que causou tantas mortes.  Então criou uma fundação com a finalidade de premiar aqueles que prestassem relevantes serviços à humanidade, nos campos da Química, Física, Fisiologia ou Medicina, Literatura e da Paz Internacional.
Os primeiros prêmios Nobel foram distribuídos em 1901. Alfred Bernhard Nobel faleceu em San Remo, na Itália, em 1896, sofria ataques cardíacos e angina, o medicamento usado no tratamento cardíaco foi nitroglicerina.
Referências
www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/c4.html
www.infoescola.com › QuímicaCompostos Químicos
www.coladaweb.com › QuímicaQuímicos Famosos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário