quinta-feira, 7 de julho de 2011

EXPERIMENTO XIV

Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


Olá galerinha do blog, estou aqui de volta, para continuarmos nosso propósito que é passar a vocês tudo que aconteceu durante a semana de minicursos oferecidos e realizados pelos bolsistas do PIBID aos alunos do CEAN e do integrado de Química do IFG – Campus Uruaçu, onde cada um deles foi apresentado por um bolsista.
O minicurso de hoje “UMA MANHÃ VITAMINADA” foi apresentado pelo bolsista Litton Jr. no dia 02/06 às 8h30m no laboratório de Física do IFG e contou com a presença de 7 alunos.
O bolsista iniciou passando aos alunos presentes o roteiro de sua apresentação, e seguiu falando sobre a história da descoberta das vitaminas, o que elas são e como se classificam. Falou de todas as vitaminas e dos benefícios que cada uma proporciona ao nosso organismo, ressaltando também que o seu uso excessivo pode trazer complicações.
Falou sobre o que Linus Paulling (ganhador de dois prêmios Nobel – Química e Paz) achava das vitaminas e finalizou trazendo relatos de um documentário da BBC “A verdade sobre as vitaminas”, que mostra os perigos do uso em excesso dos complexos vitamínicos, em especial da vitamina A.
Mas, como sempre, o mais importante na nossa coluna é a experimentação. E o experimento de hoje é:

À PROCURA DA VITAMINA C

MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS     
·         Tintura de Iodo a 2% (comercial)
·         Suco de variadas frutas (caju, laranja, manga, limão e maracujá)
·         5 pipetas de 10 ml
·         1 fonte de calor
·         6 copos de vidro
·         1 colher de chá de farinha de trigo ou amido de milho
·         1 béquer de 500 ml
·         Água filtrada
·         1 conta-gotas
PROCEDIMENTO
·         No béquer coloque 200 mL de água filtrada e aqueça a uma temperatura próxima de 50°C.
·         Em seguida, coloque uma colher de chá de farinha de trigo na água aquecida, agitando até que a mistura atinja a temperatura ambiente.
·         Divida a mistura, colocando 20 mL em cada um dos 6 copos, numerando-os de 1 a 6.
·         Adicione 5 mL de cada um dos sucos que serão testados nos copos 2, 3, 4, 5 e 6, lembrando que em cada copo será colocado apenas um tipo de suco.
·         No copo 1 não será adicionado suco. Então começaremos por ele. Pingue gota a gota a solução de iodo no copo (contendo apenas farinha de trigo e água),e agite constantemente até aparecer a coloração azul.
·         Agora repita o procedimento para os outros copos e anote o número de gotas necessárias para aparecer a cor azul.
·         No caso da cor desaparecer, continue adicionando gotas de iodo até que a cor persista e anote a quantidade final.

O QUE ACONTECEU?
·         O iodo em contato com o amido forma um complexo de cor azul intensa, e foi o que ocorreu ao adicionar iodo à solução de água e farinha de trigo ou amido de milho.
·         A vitamina C é antioxidante e promove a redução do iodo a iodeto, que em meio aquoso e livre de metais pesados é incolor. Então quanto mais ácido ascórbico um alimento tiver mais rápido a cor azul desaparece e mais gotas serão necessárias para restabelecer a coloração azulada

Espero que tenham gostado, e aproveitem todas as matérias do nosso blog. Estamos sempre tentando melhorar para agradar a todos.

REFERÊNCIAS
SILVA, S. L. A da; FERREIRA, G. A. L.; SILVA, R. R. da. À  procura da vitamina C, n.2 , Química Nova na Escola, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário