sábado, 9 de julho de 2011

CLORO (Cl)

Bolsista: Leonice
Olha pessoal! Estou de volta novamente para falar um pouco mais de outro elemento desta vez vou falar do Cloro (Cl) que quase todas as pessoas já ouviram falar alguma coisa sobre o Cloro (Cl). Que está presente no nosso dia a dia é usado no tratamento de água, o Cloro é um bactericida poderoso e necessário e obrigatório. Na água para consumo humano, para nos prevenir vários tipos de doenças.
Mas o Cloro é um elemento perigoso, foi a primeira substância usada intencionalmente como arma química. O cloro e o cloreto de carbonila, COCl2, conhecido como fosgênio, foram usados na Primeira Guerra Mundial. O DDT, diclorodifeniltricloroetano, teve um grande papel no controle de pragas e muitas doenças. No entanto, seu uso foi banido, por ser tóxico e de difícil degradação na natureza; hoje em dia, seus resíduos ainda são encontrados em praticamente todos os pontos do nosso planeta.
       A sua ação trouxe enormes prejuízos ambientais para a flora e a fauna. Os freons, certos compostos orgânicos contendo cloro e flúor, eram usados como fluidos de refrigeração; entre estes, o diclorodifluormetano, que, apesar da sua grande utilidade, ironicamente, devido à sua grande estabilidade, consegue chegar às altas camadas da atmosfera terrestre e lá participar da destruição da camada de ozônio, causando grandes males à vida no planeta. Dos compostos de cloro, o sal de cozinha é certamente o que tem desempenhado o papel de maior importância socioeconômica.
         Ainda hoje, em algumas partes da África Central, o sal é um artigo de luxo, disponível apenas para os mais ricos. Onde o povo vive basicamente de leite e carnes cruas ou assadas, isto é, quando o teor de sal é preservado, não há necessidade dele como suplemento alimentar os nômades, por exemplo, com seus rebanhos de carneiros e bois, não usavam sal na comida. Por outro lado, pessoas que vivem basicamente de cereais, vegetais ou carnes cozidas, necessitam um suplemento de sal (cloreto de sódio).
       O hábito do uso de sal parece esta ligado à passagem da vida de quase todos os seres humano já não consegue viver sem esse complemento alimentar, mas as pessoas nem saiba o mau que o excesso pode causa a saúde do ser humano.
        Os EUA são os maiores produtores, com cerca de 23% da produção mundial, que foi de~200 milhões de toneladas no ano 2000; neste mesmo ano, o Brasil produziu cerca de 7 milhões de toneladas, colocando-se como o oitavo produtor do mundo. Um excelente resultado, mas que pode ser questionado quando consideramos a enorme extensão do nosso litoral.

Referência
Química nova na escola
 http://www.tabela.oxigenio.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário