quinta-feira, 21 de julho de 2011

EXPERIMENTO XV


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


Olá pessoal que acessa nosso blog. Venho hoje para postar o último resumo dos minicursos que foram apresentados pelos bolsistas do PIBID aos alunos do CEAN e do integrado em Química do IFG – Campus Uruaçu.
O PIBID é um projeto que visa proporcionar aos alunos bolsistas um contato com a sala de aula antes do término da graduação. Por isso foi desenvolvida a idéia de serem apresentados minicursos, tanto para ajudar no conhecimento dos alunos da escola campo como para trazer aos alunos bolsistas uma possível experiência da vida no âmbito escolar tendo como base a visão do professor.
Antes de apresentar o resumo do último minicurso, gostaria de citar outros dois que não foram resumidos nessa coluna: “Radioatividade: Raios da morte”, apresentado pelo bolsista Alessandro e “O que não mata engorda”, apresentado pela bolsista Ludimila. Estes não foram resumidos nesta coluna por não terem sido desenvolvidos experimentos durante a sua execução, o que então não faria sentido postá-los aqui, já que nossa coluna é de ‘Experimentos com materiais do cotidiano. ’ Mas nada impede que eles sejam postados futuramente caso haja interesse por parte de vocês, leitores. Por isso, a sua opinião é muito importante para o desenvolvimento dessa coluna.
Então como já havia citado acima, vou fazer um breve resumo do último minicurso, “Perfumes: Uma química inesquecível”, apresentado por mim, Solange Batista no laboratório de Física do IFG, que contou com a presença de 15 alunos.
Neste minicurso foi mostrado como surgiram os perfumes, e seu uso em atos religiosos, na higiene e para a arte da sedução. Para aprofundar nos conhecimentos sobre perfumes, foi passado a todos os presentes, todos os componentes necessários para a elaboração de um perfume de qualidade, os métodos de extração dos óleos essenciais, o empenho dos cientistas em elaborar essências artificiais e as dificuldades enfrentadas pelos especialistas, ao se criar um perfume exclusivo.
No final para facilitar o entendimento sobre a criação de um perfume, foi apresentado um pequeno trecho do filme: Perfumes, a história de um assassino. Os experimentos realizados na parte prática do minicurso consistiram em obter o óleo essencial da Bergamota e do Limão. Mas o experimento principal foi a produção de um perfume a partir do óleo essencial da Bergamota, o qual postarei em seguida.

PERFUME CASEIRO DE BERGAMOTA
INGREDIENTES
·         400 mL de álcool de cereais (pode ser encontrado em farmácias)
·         50 mL de essência de sua preferência (usamos nesse caso ‘Bergamota’)
·         15 mL de fixador
·         80 mL de água destilada
·         30 mL de dipropilenoglicol

PROCEDIMENTO
·         Após medir o álcool de cereais, acrescente a essência e o fixador, mexendo bem. Logo em seguida, adicione o dipropilenoglicol e a água.
·         Para que o perfume fique apurado, deve-se deixá-lo em processo de maceração, seguindo o seguinte procedimento:
·         Despeje a mistura de todos os ingredientes em um vidro âmbar, e este deve ficar no primeiro dia em temperatura ambiente e longe dos raios de sol.
·         Nos dias que se seguem, o vidro com a mistura deverá ficar alternadamente entre a geladeira e fora da geladeira, para que possa perder o cheiro de álcool.


ENTENDENDO...
·         A elaboração de um bom perfume requer muita dedicação, tempo, dinheiro e perseverança, já que este tem que ter em sua composição algo que agrade e chame a atenção da clientela.
·         Um bom ‘Nez’ (nariz, em francês), tem a particularidade de guardar milhares de cheiros e saber fazer a distinção entre eles. Então para se trabalhar na elaboração de perfumes, não é necessário apenas vontade, tem que ter o dom.
·         O perfume é uma mistura. Ou seja, ao se adicionar uma substância à outra elas se juntam, mas sem que ocorra qualquer tipo de reação.
·         Então, todos os componentes de um perfume são muito importantes:
·         O óleo essencial é o que dará a fragrância desejada.
·         O álcool de cereais servirá para que a mistura se torne volátil, condição essencial para um perfume.
·         O fixador é usado para que o perfume permaneça mais tempo na pele, ou seja, ele retarda a evaporação do álcool de cereais.
·         A água destilada será um solvente, que permitirá que todos os componentes estejam na concentração ideal.
·         O dipropilenoglicol é um composto orgânico, que serve para reforçar o trabalho do fixador, não permitindo que o cheiro do perfume se perca com tanta facilidade.

Espero que tenham gostado dos resumos, e os aguardo na semana que vem com novos experimentos.
REFERÊNCIAS
www.pt.wikipedia.org/wiki/Dipropilenoglicol. Acesso em 20/07/2011
TYKWER, Tom; EICHINGER, Bernd. The story of a Murderer. [Perfume - a história de um assassino]. Produção de Bernd Eichinger. Direção de Tom Tykwer. França, 2006. Duração: 147 min. Gênero: Ficção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário