quinta-feira, 21 de julho de 2011

Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre o vidro e sua grande importância na nossa vida. Será que a Química tem alguma relação com o vidro?
         
Como todos nós sabemos, hoje é praticamente impossível vivermos sem os vidros, seja por sua utilidade ou por sua beleza, como podemos ver em peças de decoração, bijuterias, vitrais e também sua utilização na indústria. Contudo o vidro já é usado desde a antiguidade, os primeiros registros datam de 5000 a.C.; quando mercadores fenícios descobriram acidentalmente o novo material ao fazerem uma fogueira - na beira da praia - sobre a qual apoiaram blocos de nitrato de sódio (que serviam para segurar suas panelas). O fogo, aliado à areia e a o nitrato de sódio, originou, pela primeira vez acredita-se, um líquido transparente, o vidro.
Posteriormente, 100 a.C., os romanos já produziam vidro por técnicas de sopro em moldes, para confeccionar suas "janelas". Em 300 d.C. o imperador Constantino passou a cobrar taxas e impostos aos vidreiros, tamanha a difusão e importância (lucratividade) do produto.
E agora eu faço o nosso desafio de sempre. Cadê a Química nisso tudo?!
Vamos lá!
O vidro é uma substância inorgânica, amorfa e fisicamente homogênea, obtida por resfriamento de uma massa em fusão que endurece pelo aumento contínuo de viscosidade até atingir a condição de rigidez, mas sem sofrer cristalização (Barsa).
Industrialmente pode-se restringir o conceito de vidro aos produtos resultantes da fusão, pelo calor, de óxidos, em geral como constituinte principal a sílica ou o óxido de silício (SiO2), que, pelo resfriamento, endurecem sem cristalizar.
Mas, antes de continuar dê uma olhada nas imagens deste post. Viram os vidros coloridos? Por que isso acontece?
A cor de cada vidro deriva de impurezas que estavam presentes quando o vidro foi formado. Além de impurezas naturais, o vidro é colorido intencionalmente ao introduzirem-se minerais ou sais de metais purificados (pigmentos). Exemplos disso são o vidro rubi (inventado em 1679, utilizando cloreto de ouro) e vidro de urânio (inventada na década de 1830, o vidro que brilha no escuro, que utiliza óxido de urânio).
Abaixo segue uma lista dos principais elementos químicos introduzidos na fabricação do vidro e sua respectiva cor resultante:
Compostos
Cores
Óxidos de ferro
Verde, marrom
Óxidos de manganês
Âmbar, ametista
Óxido de cobalto
Azul
Cloreto de ouro
Vermelho rubi
Compostos de selênio
Vermelho
Óxidos de carbono
Âmbar / marrom
 Mistura de magnésio, cobalto, ferro
Preto
Óxidos de antimônio
Branco
Óxidos de urânio
Amarelo verde (brilha!)
Compostos de enxofre
Âmbar / marrom
Compostos de cobre
Azul, vermelho
Compostos de estanho
Branco
Chumbo com antimônio
Amarelo

Bem, é como digo, isso é a beleza e os mistérios da Química. Até mais!
Fontes:
http://www.ivege.no.comunidades.net/index.php?pagina=1281442867
http://www.casadaquimica.org/2011/01/um-pouco-sobre-quimica-do-vidro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário