quinta-feira, 21 de julho de 2011

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”


Bolsista: Leidiane Rosa

Você já ouviu essa frase? Sabe quem foi que a disse? Sabe o que ela significa?
Então, se liga! Aqui você vai saber disso e muito mais!
Já  que a  ciência química surge no século XVII  a partir dos estudos de  muitos dos cientistas da época, vamos conhecer  os trabalhos do francês Antoine Lavoisier e as suas descobertas, entre elas à lei da conservação da massa e à refutação da teoria do flogisto como teoria da combustão.
Primeiro vamos conhecer um pouco de sua vida, Antoine Laurent Lavoisier  nasceu em 26 de Agosto de 1743 em Paris, pertencia à família da  nobreza, estudou em várias universidades, com formação em matemática, astronomia, química e física experimental, aprofundou seus estudos também em  botânica e geologia.
Foi membro da Academia de Ciências na França, a associação com a Ferme Générale, aos nobres e as Monarquia, eram malvistas pela população e lhe trouxeram a fama de corrupto. Na Revolução Francesa (1789) Lavoisier foi preso acusado de desvio de dinheiro público. Julgado, foi guilhotinado, aos 51 anos de idade, em oito de Maio 1794, também em Paris.
Considerado o pai da Química moderna foi através de seus trabalhos, que pôde enunciar uma lei que ficou conhecida como Lei da Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier: "Numa reação química que ocorre num sistema fechado, a massa total antes da reação é igual à massa total após a reação" ou, "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".
Ao colocar um metal dentro de um vaso, hermeticamente fechado determinou a massa por pesagem. Depois, levou-o a alta temperatura, e em seguida pesou-o novamente. Não houve alteração de massa, apesar de o metal combinar se com o oxigênio do ar, formando um óxido. Repetiu a experiência muitas vezes e concluiu que a massa das substâncias que entram numa reação química é sempre igual à das substâncias que resultam do processo.
Lavoisier com a descoberta experimental de que os fenômenos de combustão, estudados até então, estavam ligados à presença de um componente do ar levou os químicos ao abandono da teoria do flogisto e total revisão de conceitos.  No caso da combustão de compostos orgânicos existia a perda de massa, o mesmo não acontecia no caso dos metais. Segundo a teoria, os metais deveriam perder flogisto quando fossem expostos ao aquecimento, e esses ganhavam peso. Lavoisier mostrou quantitativamente que o aumento de peso se dava devido à formação de uma “cal” (óxido) com o ar.
 Em 1789, Lavoisier batizou a substância de oxigênio ( descoberto por Joseph Priestley e batizado por Priestley de ar desflogisticado) ,  que vem da palavra grega e siginifica "formador de ácido", porque ele acreditava que todos os ácidos continham oxigênio, o que mais tarde provou-se não ser verdade.
Lavoisier fez contribuições de fundamental importância para a Química e a ciência em geral, a freqüente utilização da balança pode ser considerada uma das principais características do seu trabalho de pesquisa, a criação da nomenclatura das substâncias químicas semelhantes que está em uso; (oxigênio, enxofre e fósforo). Deve-se a ele também a constatação de que a água é uma substância composta, formada por hidrogênio e oxigênio, pois a água era tida como substância simples, ou seja, impossível de se decompor.
Com suas pesquisas e obras, o cientista francês revolucionou a imagem da química moderna - suas contribuições foram fundamentais. Ao publicar, com Claude-Louis Berthollet e outros estudiosos, o "Método de Nomenclatura Química", provocou uma reforma radical na linguagem desse ramo da ciência - a terminologia criada por ele para as substâncias químicas é semelhante à que se usa nos dias atuais.

Referencias

http://atomoemeio.blogspot.com/2008/11/lavoisier-na-natureza-nada-se-cria-nada.html
http://educacao.uol.com.br/biografias/antoine-laurent-lavoisier. jhtm
http://www.cdcc.usp.br/quimica/galeria/lavoisier.html
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/lei-de-lavoisier/lavoisier-. php

Um comentário:

  1. Hummm, Leidy!!! Você deu um show nesta matéria do blog... Parabéns... Ficou muito boa mesmo. Você está melhorando a cada dia. A História da Química está ficando cada vez mais interessante. Parabéns de novo... Você merece!!!

    ResponderExcluir