sexta-feira, 19 de agosto de 2011

1,2,3... ÁCIDO OU BASE?


BOLSISTA: LEIDIANE RODRIGUES ROSA
Olá pessoal, vocês já ouviram falar em química, e em física também, e em físico-química?
Hoje vou apresentar a você alguém que contribuiu muito para os dois ramos de ciência, ele é o físico-químico Svante August Arrhenius, tornou-se famoso pelas suas teorias sobre a dissociação eletrolítica e a teoria de ácidos – bases.
Arrhenius estudou na Universidade de Upsala, onde iniciou suas experiências. Depois de se doutorar, em 1884, tornou conhecido no mundo científico, com novos e revolucionários conceitos sobre a dissociação eletrolítica, desenvolveu uma teoria para explicar as épocas glaciares, especulou que os níveis de Dióxido de Carbono (CO2) na atmosfera  o efeito que viria a ser conhecido como o efeito de estufa.
Realizando muitas experiências relacionadas com a passagem da eletricidade através de soluções aquosa. Formulou a hipótese, de que as soluções aquosas contêm partículas carregadas, isto é,  íons. Os íons, em contato com o elétrodo, perdem sua carga e adquirem, simultaneamente, novas propriedades, que se manifestam pelo depósito de um metal, pelo desprendimento de um gás, ou por outros fenômenos secundários.
Arrhenius estabeleceu a Teoria da Dissociação Iônica, onde a condutividade elétrica das soluções era devido à existência de íons livres.
Em uma solução de água com sal de cozinha (NaCl) verificou-se que a lâmpada acende, indicando que esta solução conduz corrente elétrica. O cloreto de sódio – NaCl –é um composto iônico constituído pelos íons Na+ e Cl- .

Quando o cloreto de sódio entra em contato com a água, ocorre uma separação dos íons, (dissociação iônica). Os íons livres obtidos após a dissociação são os responsáveis pela condutividade elétrica. Este processo de dissociação iônica pode ser representado através da seguinte equação:       NaCl(s)- Na+(aq) + Cl-(aq
TERMOS UTILIZADOS POR ARRHENIUS
Solução eletrolítica ou iônica às soluções que conduzem eletricidade.
Ex.: água + sal de cozinha (NaCl) e água + cloreto de hidrogênio (HCl).
Solução não-eletrolítica ou molecular à soluções que não conduzem eletricidade.
Ex.: água + açúcar (sacarose C12H22O11).
Eletrólitos as substâncias dissolvidas em água, que não conduzem eletricidade.
Ex.: NaCl e HC
Não-eletrólitos às substâncias dissolvidas em água, que não conduzem eletricidade.
Ex.: açúcar (sacarose C12H22O11).
Dissociação molecular à separação de substâncias moleculares, sem formação de íons, originando uma solução não-eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade.
Ex.: C12H22O11(s) - C12H22O11(aq)
Dissociação iônica à separação dos íons de substâncias iônicas, originando uma solução eletrolítica, ou seja, que conduz eletricidade. Ex.: NaCl(s) - Na+(aq) + Cl-(aq)
Ionização à transformação de uma substância molecular em íons, originando uma solução eletrolítica, ou seja, que conduz eletricidade. Ex.: HCl(g) -  H+(aq) + Cl-(aq)
DEFINIÇÃO DE ÁCIDO E BASE SEGUNDO ARRHENIUS
Arrhenius propôs uma definição para ácidos e para bases.
os ácidos - em solução aquosa - liberam íons positivos de hidrogênio (H+), as bases, também em solução aquosa, liberam hidroxilas, íons negativos OH-.
 Assim, quando diluído em água, o cloreto de hidrogênio (HCl) ioniza-se e define-se como ácido clorídrico, como segue:    
Ex.: HCl(g)   H+(aq) + Cl-(aq)
Já o hidróxido de sódio, (soda cáustica), ao se ionizar em água, libera uma hidroxila OH-, definindo-se assim como base:



Identificando os ácidos e bases
É possível medir a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
É possível medir a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH. Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Para se medir o pH, usam-se combinações de substâncias indicadoras, como a fenolftaleína, que mudam de cor conforme a posição da substância testada na escala acima.
Também são usados instrumentos como os medidores de pH por eletrodo , que mede as
diferenças de potencial elétrico produzidas pelas concentrações de hidrogênio e indica o resultado dentro da escala de 0 a 14.

Até a próxima semana com mais uma Historia da Química!!!

Referencias
http://www oscientistas.wordpress.com/kit-os-cientistas/arrhenius
http://www.fisica.net/quimica/resumo9.htm
http://www educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u8.jhtm
http://www.profpc.com.br/Teoria_arrhenius.htm



















Nenhum comentário:

Postar um comentário