sexta-feira, 19 de agosto de 2011

 Bolsista: Litton Jr.
Olá Blogueiros do QUIPIBID, essa semana estarei novamente falando sobre alguns conteúdos mais cobrados nos vestibulares e também dar algumas dicas de como se sair bem no dia da prova.
A química exerce um importante papel no desenvolvimento científicio, tecnologico e econômico no mundo moderno. Com isso a química vem fazendo cada vez mais parte de outras disciplinas dentro das provas de vestibulares.
Sendo assim considera-se, que o candidato, em vez de uma memorização extensa, o candidato demostre capacidade e conhecimento sobre a área. Deve ter capacidade de observar e descrever fenômenos e formular respostas explicativas.
Espera-se que o vestibulando tenha conhecimento de equações usuais e de nomes e fórmulas químicas das substâncias mais comuns. A Tabela Periódica deverá ser entendida como uma sistematização das propriedades físicas e químicas dos elementos e, assim, seu uso estará presente ao longo de todo o estudo.
Quanto ao aspecto quantitativo, espera-se do candidato a capacidade de efetuar cálculos estequiométricos elementares, envolvendo grandezas como massa, volume, massa molar, quantidade de matéria, entalpia, etc. Será avaliada, também, a sua habilidade em cálculos que envolvam concentração, percentagens e constantes físico-químicas.
No quesito à Química Orgânica, espera-se que o candidato tenha a capacidade de reconhecer grupos funcionais e de entender os principais tipos de reações, sabendo aplicá-los aos compostos mais simples. Considera-se importante o conhecimento das propriedades e dos usos de algumas substâncias relevantes para a atividade humana, em especial, das substâncias de importância industrial (petróleo, gás natural, álcoois, sabões e detergentes, macromoléculas naturais e sintéticas).
As questões formuladas no vestibular conterão todos os dados necessários e avaliarão, principalmente, habilidades de compreensão, interpretação e análise das informações recebidas. 

Essa semana estou disponibilizando algumas questões do vestibular de inverno 2011 da Universidade Estadual Paulista (Unesp).









Respostas: 69 - A  70 - D  71 - B  72 - A  73 - D  74 - C  75 - E  76 - D

Espero que eu possa ter ajudado vocês no estudo. Até semana que vem!

Referências: http://www.mundovestibular.com.br/articles/13299/1/Prova-e-Gabarito-Unesp---Vestibular-de-Inverno-2011/Paacutegina1.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário