sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mercúrio (Hg)

                                                                Bolsista: Leonice Paraguai
            Oi pessoal! Mais uma vez, estou de volta para falar de mais um “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouco do Mercúrio (Hg) um elemento muito utilizado desde as antigas civilizações, é um metal líquido, o Mercúrio (Hg) é o único elemento químico metálico que permanece líquido a temperatura ambiente. Foi um dos primeiros elementos estudados e tem sido de interesse para os estudantes de química desde os dias da alquimia até a atualidade.
             O Mercúrio (Hg) é utilizado na fabricação de vários aparelhos, exclusive para medir a pressão arterial. Os barômetros e aparelhos de medir a pressão sanguínea empregam o mercúrio por sua alta densidade e baixa pressão gasosa. Sua expansão uniforme de volume no estado líquido e seu alto ponto de ebulição o tornam útil na medição de temperaturas, enquanto sua boa condutividade elétrica é aproveitada na fabricação de interruptores e relés, bem como em lâmpadas ultravioleta e fluorescente. O óxido de mercúrio é usado como eletrodo (misturado com grafita) em pilhas e baterias.
O mercúrio está presente em diversas formas (Hg metálico, orgânico, inorgânico) e pode encontrar-se em três estados de oxidação (0, +1, +2), em geral facilmente interconversíveis na natureza. Tanto os humanos, como os animais estão expostos a todas as formas através do ambiente.
O mercúrio metálico ou elementar, no estado de oxidação zero (Hg0) existe na forma líquida à temperatura ambiente, é volátil e liberta um gás monoatômico perigoso: o vapor de mercúrio. Este é estável, podendo permanecer na atmosfera durante meses ou até mesmo durante anos.
            
 Existem vantagens das lâmpadas que contêm mercúrio sobre as que não o contêm. Em relação às lâmpadas incandescentes, as lâmpadas que contêm mercúrio têm eficiência luminosa de 3 a 6 vezes superior, têm vida útil de 4 a 15 vezes mais longa e 80% de redução de consumo de    energia.
             Dessa forma, elas geram menos resíduos e reduzem o consumo de recursos naturais para a iluminação, diminuindo dependência da termeletricidade (ABILUX, 2005).Há de se destacar, também, que as lâmpadas de mercúrio, em especial as lâmpadas fluorescentes e de vapor,são utilizadas para criar melhores e efetivas fontes de luz artificial e vêm substituindo amplamente as lâmpadas  incandescentes.
O uso de lâmpadas fluorescentes pode representar uma significativa economia doméstica, comercial e industrial. Se por um lado a natureza agradece a economia no uso dos recursos naturais pelo uso de lâmpadas fluorescentes na iluminação, a proliferação do seu uso está gerando uma nova demanda ambiental: O que fazer com as lâmpadas queimadas? O mercúrio contido nas lâmpadas, como,já sabemos, pode contaminar o solo, as plantas, os animais e a água. O risco oferecido por uma única lâmpada é quase nulo.                                                                                                                                                                                                                                                                                       No entanto, levando em consideração que o Brasil comercializa cerca de 100 milhões de lâmpadas por ano, o problema do descarte destas se agrava enormemente. 
               Isso sem contar que as indústrias de reciclagem de lâmpadas de mercúrio são responsáveis pelo controle de apenas aproximadamente 6% do estoque de lâmpadas queimadas no país (Lumière, 2007). Além disso, o custo da reciclagem e a conseqüente descontaminação para o gerador de resíduo ainda são muito caros. No Brasil, uma tradicional empresa do ramo cobra pelos serviços de descontaminação em torno de R$ 0,60 a R$ 0,70 por lâmpada (Webresol, 2005). A esse preço o, devem-se acrescentar os custos de frete (transporte), que podem varia de acordo com a distância e o volume. Dependendo da localização em que as lâmpadas estejam, o transporte pode elevar significativamente.
         Devido a esta propriedade de dissolver ouro e prata, o mercúrio é amplamente utilizado na atividade de mineradores e garimpeiros, que utilizam o metal para separar o ouro de outros elementos que acompanham quando este é extraído do leito dos rios. E quando o curso de um rio é poluído por mercúrio, parte deste se volatiliza na atmosfera e torna a cair em seu estado original junto com a água da chuva. A outra parte do metal é absorvida direta ou indiretamente pelas plantas e animais aquáticos, que fazem o metal circular em meio àquele ecossistema. Os micróbios presentes na área, bem como aqueles presentes no organismo dos seres vivos irão deste modo transformar este mercúrio metálico em mercúrio orgânico, altamente tóxico.




Por hoje é só pessoal! Espero que tenha gostado, até a próxima semana, tudo de bom para todos.
   
                                              

Referências

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário