quarta-feira, 17 de agosto de 2011

A QUÍMICA NA TATUAGEM

Bolsista: Gisléia Chaves
Olá pessoal do Quipibid ! Hoje, iremos falar sobre uma matéria que mostra a química presente nas tatuagens.
A Tatuagem elétrica é bem recente aqui no Brasil, ela surgiu em meados dos anos 60 na cidade de Santos. Como a química está sempre presente no nosso dia a dia não poderia estar distante das tatuagens. Os elementos da família B são denominados elementos de transição, é a partir deles que surgem as tatuagens. Os elementos de transição possuem a propriedade de formar compostos coloridos, por isso são empregados para vários fins. A técnica utilizada nas tatuagens permanentes consiste em introduzir na derme com o auxilio de agulhas, pigmentos que ficam retidos nas células da pele. Os pigmentos mais comuns e suas cores especificas estão relacionados a seguir:

Óxido de Titânio -------------------- Branco 
Óxido de Ferro ----------------------Castanho, Rosa e Amarelo 
Sais de Cádmio -------------------- Amarelo ou Vermelho 
Sais de Crômio --------------------- Verde 
Sulfeto de mercúrio ---------------- Preto
Sais de Cobalto --------------------- Azul 

       As tatuagens podem ter vários significados, depende do ponto de vista: em alguns grupos sociais elas funcionam como forma de comunicação não-verbal, e servem para identificar os membros de um mesmo grupo, tribo ou sociedade. Que tal então essas tatuagens com temas químicos:





 

2 comentários:

  1. Olá, meu nome é Adriane tenho 15 anos estava procurando algo para fazer meu trabalho de química e
    Ameiii essa postagem !!!! Super gostei e vou por no meu trabalho beijos e parabéns à quem fez!

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriane, fico feliz em saber que você gostou da matéria. Tenho certeza que a Gisléia também vai gostar de saber, foi ela quem fez. Se você puder add aí: naraalinne@hotmail.com. Podemos trocar umas idéias sobre seu trabalho. Boa noite

    ResponderExcluir