terça-feira, 23 de agosto de 2011

BRASIL DE “CORAÇÃO GELADO”


Bolsista: Alessandro R. Barbosa   
 

            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre onda de baixas temperaturas que assolam o estado do Mato Grosso.



NOTÍCIA:
                Termômetros marcam 10°C nesta segunda-feira em Cuiabá. As temperaturas devem permanecer baixas até esta terça-feira em Cuiabá. De acordo com o 9º Distrito de Meteorologia, ligado ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a partir de quarta-feira (24) os termômetros já devem registrar alta.                                                                                                     
                Ainda de acordo com o 9º Distrito, a friagem que atingiu todo o estado deixou as temperaturas bem baixas principalmente na capital.                                                                                               
No domingo os termômetros marcaram 13.5°C em Cuiabá e nesta segunda-feira (22), mesmo com sol, às 8h foi registrado 10°C.                                                                                                                
                A previsão é de que na terça-feira a temperatura fique entre 14°C e 29°C, na quarta-feira já começa a esquentar na capital e a máxima prevista é de 35°C.
                        
                                                         

Vocês que estão sempre ligados com as notícias do Brasil e do mundo, devem saber que Mato Grosso se encontra na região Centro Oeste de nosso país e que é conhecido por suas altas temperaturas, quase sempre acima dos 30° C. Bem esta notícia nos mostra que esta situação se transformou esta semana. Mas, cadê a Química nisso?! Vamos lá?

            Em nosso post de hoje vamos analisar a Química presente no termômetro de Mercúrio. Vejamos:

            Como sabemos existem uma infinidade de tipos e modelos de termômetros que usamos em nosso cotidiano, como: termômetro culinário, termômetro a laser, termômetro infantil e talvez o mais conhecido o termômetro de Mercúrio, contudo pergunto a vocês: O que é um termômetro?                            
         Um termômetro é um instrumento que mede  quantitativamente a temperatura de um sistema. A maneira mais fácil de se fazer isso é achar uma substância que possua uma propriedade que se modifica de modo regular com a temperatura.                                                   
             O Mercúrio é um destes elementos que possui esta característica, se modifica de modo regular com a temperatura, isso se deve ao fato do Mercúrio (o único metal líquido em baixas temperaturas) é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C. Como todo líquido, o mercúrio expande à medida em que ele é aquecido. Sua expansão é linear e pode ser calibrada com precisão.                                         
              Este tipo de termômetro contém um bulbo cheio de mercúrio, que é permitido expandir em um tubo capilar (tubo muito fino). A sua taxa de expansão é calibrada na escala de vidro. Essa expansão é medida com uma precisão de 0.05ºC. É dessa forma, pela expansão do líquido, que observamos a variação de temperatura em geral.
            Para a medição da temperatura ser precisa, o material do termômetro e o líquido interno devem estar em  equilíbrio térmico. Caso isso não aconteça, as medidas de temperatura não seriam possíveis.
            Espero que tenham gostado e até a próxima!


Fontes:
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2011/08/termometros-marcam-10c-nesta-segunda-feira-em-cuiaba.html
http://franquimica.blogspot.com/2009/07/como-funciona-o-termometro-de-mercurio.html

Um comentário:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ...
    TERMOMETRO INFANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=Term%F4metro&IDCategoria=110
    ... ... ...
    artigos para bebe/infantil
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    ResponderExcluir