quinta-feira, 4 de agosto de 2011

EXPERIMENTO XVII


Bolsista: Solange Batista de Sousa Anacleto Reis


DESIDRATAÇÃO DO AÇÚCAR COM O ÁCIDO SULFÚRICO

MATERIAIS UTILIZADOS
·         Açúcar
·         Ácido sulfúrico concentrado
·         Béquer
·         Bastão de vidro
·         Capela (Esse procedimento deve ser realizado de preferência na capela)

PROCEDIMENTOS
 

·         Coloque o açúcar em um béquer, em seguida adicione o ácido sulfúrico em quantidade suficiente para umedecer o açúcar e misture.
·         Aguarde alguns minutos enquanto a reação se inicia.

O QUE ACONTECEU?
·       
  O açúcar se carbonizou. Se transformando em uma coluna de carvão, que se expandiu pra fora do béquer.
 
COMO EXPLICAR ISSO?
·         A reação ocorreu porque o ácido sulfúrico concentrado é um agente desidratante. Ele tem o poder de retirar todas as moléculas de água do açúcar. Por esta ser uma reação exotérmica, ou seja, com liberação de calor, a água rapidamente se torna vapor d’água, formando bolhas na mistura, que consequentemente se expandem. Sendo que no final da reação resta apenas carbono em forma de carvão.
·         A reação é explicada da seguinte forma:
C12H22O11 + H2SO4 → 12 C + 11 H2O + H2SO4

FALANDO UM POUCO SOBRE O ÁCIDO SULFÚRICO
·         Achei por bem falar um pouquinho mais sobre esse ácido, já que ele é o mais importante economicamente. Na década de 60, o grau de desenvolvimento de um país era medido pela quantidade de ácido sulfúrico que produzia e consumia.
·         Ele é usado em diversas áreas, daí sua grande importância. Seu consumo se dá na fabricação de fertilizantes, corantes, papéis e baterias de automóveis. É utilizada para preparar a maioria dos ácidos minerais (clorídrico, nítrico, fosfórico, fluorídrico) e orgânicos (acético, esteárico, tartárico). É usado também em pilhas, acumuladores, gases, bebidas efervescentes, gorduras animais e vegetais, tecidos e na metalurgia.
·         O pH da solução de ácido sulfúrico varia de acordo com sua concentração, sendo que quanto mais concentrado, o pH será mais baixo, por volta de 1,5.
·         Por ser um ácido, um cuidado deve ser tomado ao manipulá-lo. Ao despejar água nele concentrado, ocorrerá uma liberação violenta de calor, fazendo com ele seja projetado à longa distância. Então, nunca adicione água no ácido, e sim ácido na água.

Logo abaixo segue um vídeo que mostra todo o processo de desidratação do açúcar com ácido sulfúrico retirado do site: http://clicnaquimica.blogspot.com/2011/01/experiencia-acido-sulfurico-e-acucar.html. Espero que gostem. Obrigado pela atenção e até a semana que vem com mais um experimento com materiais do cotidiano.

REFERÊNCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário