quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bolsistas: Alessandro R. Barbosa e Gisléia Chaves
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje, em nossa coluna de Química do Dia-a-dia, vamos falar sobre algo que é imprescindível para dar sabor aos alimentos, mas que tem que ser usado com prudência, pois seu uso em excesso pode causar danos à saúde. Sabem do que estou falando?! Para os químicos é o cloreto de sódio, contudo é mais conhecido como sal de cozinha.
Como já dito, o sal de cozinha é um composto de cloreto de sódio, contudo peço que vocês dêem uma olhada na embalagem do sal de cozinha de sua casa e perceba que na composição deste produto há outros compostos químicos além do cloreto de sódio, não é mesmo?!         
 


       Mas, por que  existem outros aditivos no sal de cozinha e quais são eles?! Vamos para a parte da Química.                                                                          
   
Um dos aditivos mais empregados no sal de cozinha é o Iodeto de Potássio (KI), ele é usado pelo fato do iodeto ser um nutriente importante para a formação do hormônio da tireóide. Mas, o uso do iodeto têm algumas desvantagens, tendo em vista que ao adicionar iodeto no sal de cozinha, se faz necessário a adição de outros componentes químicos a fim de estabilizar o íon iodeto. Tais estabilizadores são necessários porque o iodeto é lentamente oxidado a iodo quando em contato com o ar úmido.
4I- + O2 + 4H+ → 2I2 + 2H2O
            A formação de I2 não é desejável por duas razões:  
ü   O iodo molecular é volátil, o que faz com que o iodeto se perca em um sal iodetado não estabilizado, pela saída de I2.
ü   O I2 tem odor desagradável.
             Para resolver esses problemas as indústrias usam estabilizadores como a dextrose devido ao fato desta ser um açúcar redutor, ela evita a oxidação do iodeto a iodo. Também são utilizadas substâncias de caráter básico, pois a oxidação do iodeto é favorecida em meio ácido. Bicarbonato de sódio (NaHCO3) é o mais usado também por ser barato e não tóxico.                                  
Viram, reações químicas que ocorrem dentro de nossas casas e nem nos damos conta, não é mesmo?!
            Espero que tenham gostado até a próxima!

Fontes:                                                                                     

http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?acao=quimica/ms2&i=20&id=143



                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário