segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Morfina

Bolsista: Ana Lúcia Miranda

Está semana vou falar a respeito da molécula morfina, que também se trata das comemorações do AIQ. Sua formula é C17H19NO3 trata- se de uma substancia sólida, é um fármaco do grupo dos opióides revendido na forma de sal. Na molécula salienta-se policiclo com 5 anéis,sendo um aromático  e dois heterocíclicos,esses anéis recebem os nomes de:Aromático,Ciclohexano,Piperidina,Tetrahidrofurano,apresenta ainda duas hidroxilas sendo uma fenólica e outra alcoólica.

estrutura molecular da morfina
Em 1805 a morfina foi descoberta pelo então assistente de farmácia Freidrich Sertuner, ao isolar o alcalóide a partir da resina da papoula nome científico (Papaver somniferum L.) consideram a morfina um fármaco narcótico do grupo dos opióides, que é usado no tratamento sintomático da dor. Freidrich ao ver que a morfina causava sonolência fez uma homenagem dando o nome ao deus dos sonhos Morpheu.
flor da Papaver somniferum L.
Para melhor definir tal substância sintética ou natural usa-se o termo Opióide, a morfina é uma substancia de grande importância considerada como referência entre os opióides, os receptores dessa substância estão localizados no sistema nervoso central. Mas apresenta efeitos colaterais como a depressão respiratória e é temida quanto aos aspectos farmacológicos como a dependência física e psicológica. Por envolver procedimentos químicos complexos, por isso é obtida majoritariamente de fontes naturais, Tais como do ópio e do látex da papoula, múltiplos provenientes semi sintéticos são alcançados relativamente  simples na molécula da morfina.A  codeína, também da classe dos opióides, é necessariamente derivada da morfina. Ela tem extenso uso na clínica médica, no tratamento da dor amenizada e contra a tosse, sendo preparada a partir da metilação da morfina na OH fenólica, para fornecer um éter.
 

Espero que tenham gostado de saber um pouco sobre a morfina, está foi uma entrevista dada para a coluna dos 365 dias com química que está relacionada com o AIQ pela professora: Elaine Rose Maia, Bacharel em química pela UNB fez mestrado e doutorado, ambos especializados nos estudos das moléculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário