terça-feira, 2 de agosto de 2011


 Voluntária: Nara Alinne N. da Silva


 
“Os que não se perguntam se alguém estará esperando
Se será verdade
Ou se será mentira
Os que não se perguntam se alguém vai escutar
Se estarão perdendo tempo
Os que não se perguntam se irão ganhar
Se haverá alívio
Se faltará muito
Os que não se perguntam se o dia será bom
São os mesmos que também não se perguntam se o copo está meio vazio
Porque para eles o copo está sempre meio cheio
Viva o que é bom. Coca-Cola”

“Abra a felicidade você também, vamos sentir algo novo!”

Pessoal, vocês sabem qual é o refrigerante mais consumido no Brasil??? Está não é uma pergunta muito difícil né?! Sim, é a Coca-Cola. Está empresa investe milhões em propagandas, como as citadas a cima, para se manter no rol dos refrigerantes mais preferidos. Aproveitando a oportunidade convido a vocês a conhecer um pouco mais sobre a química do refrigerante.
As primeiras indústrias surgiram em 1871 nos Estados Unidos. No Brasil os primeiros registros datam de 1906.
Para a preparação do refrigerante necessita-se de diversos componentes e padrões, sendo os principais: água, sulfatos e cloretos, cloro e fenóis, metais, concentrados, acidulantes, edulcorantes, açúcar, dióxido de carbono e baixa alcalinidade.

Cada um dos componentes citados acima possui uma função. Por exemplo, os sulfatos e cloretos auxiliam na definição do sabor, os concentrados dão aquele sabor característico à bebida, geralmente utilizam-se óleos essenciais, extratos e destilados de frutas e vegetais, os açúcares também ajudam a realçar o sabor. O açúcar mais utilizado na fabricação de refrigerante é a sacarose .
 
Nossa, são muitos termos químicos, não é verdade? A maioria deles nunca nem ouvimos falar.
No nosso post de hoje vou falar um pouco sobre os sulfatos. Para falar sobre ele vamos primeiro, falar brevemente sobre uma das funções inorgânicas: os sais.
Na química os sais são definidos como todo composto que se dissocia em água, liberando íons, mesmo que em pequena proporção. Contudo esses íons devem ser diferentes de H+ e OH-. Entre as características destacam-se a capacidade de conduzir corrente elétrica, quando estão dissolvidos e reagir com ácidos, hidróxidos, metais e com outros sais.
Os sulfatos são sais provenientes do ácido sulfúrico (H2SO4). È constituído por um átomo de enxofre e quatro de oxigênio. Alguns exemplos de sulfatos são: sulfato de bário, sulfato de cálcio, sulfato de potássio, sulfato de cobre entre vários outros.
 
Espero que tenham gostado, até mais....

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário