sábado, 6 de agosto de 2011

Os conteúdos mais cobrados de química

 Bolsista: Litton Jr.
Olá blogueiros do QUIPIBID, no post dessa semana estarei falando sobre os coteúdos que caem com mais frequencia na maioria dos vestibulares, pois, seja qual for a universidade na qual se está realizando a prova, alguns tópicos são clássicos a serem cobrados.
Sendo assim eu preparei uma lista com os tópicos mais cobrados de química com o objetivo de auxilia-los nos estudos. 
Pois bem, para começar vamos falar um pouco sobre estequiometria, conteúdo esse que eu ja fiz um resumo nas postagens passadas, e hoje vou ta falando o básico que precisa saber para ir bem.
Estequiometria: Conhecimento de quantidade de mols com a sua massa, seu volume ou a constante de avogrado, e pricipalmente, o estudante tem que ser capaz de estabelecer a proporção entre as quantidades (em mol) dos reagentes de uma reação, dada por seus coeficientes na reação química, com seus produtos.
Química Organica: nomeclatura e funções são bastante comuns. Nesse tópico devemos dar ênfase na parte de isomeria, visto que os alunos tem bastante dificuldade nessa parte. Reações orgânicas caem constantemente, são elas: oxidação, redução, esterificação, saponificação, hidrólise e polimerização.
Ligações Químicas: Normalmente cobra-se ligações iônicas e covalentes pelo modelo do
octeto. Diferenças entre compostos ionicos e moleculares tambem são bem explorados. Polaridade das moléculas, e consequentemente precisão de solubilidade devem ser focadas, ligações de hidrogênio aparecem com frequencia.
Química Ambiental: explora-se, normalmente, os principais poluentes do meio ambiente e o que deve ser feito para minimizar seus efeitos, por exemplo, chuva ácida, efeito estufa e presevação da camada de ozônio na atmosfera.

Pessoal esse são alguns dos tópicos mais cobrados nos principais vestibulares, semana que vem estarei comentando mais conteudos e disponibilizando a vocês fontes de algumas questões de provas do ano anterior, para que possam estar treinando seus conhecimentos.
Boa semana a todos e bom estudo. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário