segunda-feira, 8 de agosto de 2011

MODELO PLANETÁRIO DO ÁTOMO

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa

Falamos sobre um modelo atômico no post anterior: o da “bola de bilhar”. Hoje vamos conhecer outro modelo: o modelo atômico de Rutherford, alguém conhece?
Honrado como o pai da física nuclear, Ernest Rutherford foi um químico britânico Neo- Zelandês e físico nascido em Spring Grove, na Nova Zelândia, em 30 de agosto de 1871, suas maiores contribuições foram às pesquisas sobre radiatividade e teoria nuclear, lançando as bases para o desenvolvimento da física nuclear com sua teoria sobre a estrutura atômica. Estudou também os raios X e o fenômeno da radioatividade do urânio e descobriu o processo de detecção magnética das ondas eletromagnéticas (1896). 
Em Cambridge, Rutherford trabalhou com J. J. Thomson. (descobridor do elétron) e por influência dos trabalhos de Becquerel, Rutherford começou a pesquisar radioatividade, demonstrou radiações eletromagnéticas, dando-lhes o nome de raios gama. Da mesma forma que o casal Curie, identificou diferentes tipos de emissões radiativas os raios alfa e raio beta.

Rutherford em 1911 rompeu em definitivo com o modelo grego antigo de átomo, com sua célebre experiência na qual bombardeou uma lâmina muito fina (delgada) de ouro (Au) com partículas alfa (que eram positivas), constatando que a maioria das partículas atravessava o ouro como se o metal não lhe oferecesse nenhum obstáculo ao trajeto. 
        
Rutherford concluiu que o átomo deveria ser formado em sua maior parte de espaços vazios. Desenvolveu, então, o chamado modelo atômico planetário, no qual o átomo seria comparado a um sistema solar, com o núcleo de carga elétrica positiva no centro e os elétrons, de carga negativa, orbitando em torno dele na eletrosfera. 
A concepção de Thomson e Rutherford seria posteriormente aperfeiçoada pelo físico dinamarquês Niels Bohr, razão pela qual o átomo planetário é também conhecido como Modelo atômico de Rutherford-Bohr. 
Em 1908, ele recebeu o Prêmio Nobel em Química por seus trabalhos.
             Com a colaboração do inglês Frederick Soddy, conceituou as famílias radiativas (1890), estabelecendo as leis das transições radioativas das séries do rádio, do tório e do actínio e concluindo que os átomos de substâncias radiativas dividem-se espontaneamente (1903). 
 Criou um método para calcular a energia liberada nas transformações radiativas, e realizou a transmutação induzida transformando um núcleo de nitrogênio em oxigênio através do bombardeamento com partículas alfa (1919), detectando as partículas nucleares de carga positiva, chamadas de prótons, e anunciou a hipótese de existência do nêutron, confirmada apenas 13 anos depois (1932), por James Chadwick,
Rutherford assumiu a cátedra de física experimental e foi diretor do Laboratório Cavendish (1919), da Universidade de Cambridge. Autor de numerosas publicações recebeu a medalha Copley (1923) e assumiu a presidência da Associação Britânica para o Progresso da Ciência, foi Presidente da Royal Society (1925-1930), e foi homenageado um ano depois com o título de primeiro barão de Rutherford de Nelson e Cambridge (1931).
Por hoje é só pessoal, depois eu volto com mais historia da química pra vocês, até semana que vem!!!!

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário