segunda-feira, 8 de agosto de 2011

                                  Bolsista Eliana Regina de Carvalho

                                           
                Oi amigos do blog! Vocês concerteza já observaram nos lábios de algumas mulheres, não é mesmo? E concerteza perceberam que estavam coloridos, mas neste momento vocês não perceberam que atrás desta coloração existe uma química. Nesta matéria  estarei falando um pouco sobre esta quimica: a química dos batons.
                O batom é usado para atribuir cor, forma e aparência atraentes aos lábios. Ele hidrata os lábios e protege dos ataques de poluentes e radicais livres nocivos. É formado por uma mistura apropriada de óleos, gorduras, ceras e pigmentos.
                As ceras são ésteres de ácidos e alcoóis graxos que podem ser extraídas de algumas plantas (coco, carnaúba e jojoba), animais (abelha e a lanolina do pelo da ovelha) e
petróleo (vaselina)


cera de carnaúba


                 A carnaúba reveste suas folhas de uma fina camada de cera composta principalmente de ésteres, alcoóis e ácidos graxos de alto peso molecular. Após coletadas as folhas são secas e batidas para que a cera se desprenda. Depois passa por um processo de refino que inclui etapas de filtração, destilação, centrifugação e clarificação. A cera é utilizada no mundo todo em vários setores inclusive na fabricação de batons.

http://www.pvp.com.br/BR_cera_de_carnauba_dados_tecnicos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário