terça-feira, 9 de agosto de 2011

REATOR NUCLEAR CASEIRO

Bolsista: Alessandro R. Barbosa  
  
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre um sueco desempregado que estava realizando experimentos com materiais nucleares na cozinha de sua residência.
NOTÍCIA:
        Um desempregado sueco foi preso por tentar construir um reator nuclear dentro de casa.                                                                                                                                                   
                  RichardHandl, que vinha realizando experimentos nucleares na cozinha de seu apartamento, disse que estava tentando construir um reator como forma de passatempo.               
                  Handl contou à BBC que tinha estoques de elementos rádio, amerício e urânio em sua residência quando foi preso por posse não-autorizada de material nuclear. Ele afirmou que estava tentando descobrir se era possível fazer a divisão de átomos de forma caseira.      
             ''Sempre me interessei por física nuclear e resolvi fazer uma experiência para ver como realmente funciona, para construir um reator nuclear'', afirmou.                                                   
             ''Eu tenho um contador Geiger para medir os níveis de radiação e estava tudo sob controle. Não é tão perigoso'', comentou.                                                                                         
              No entender de Handl, ''se eu tivesse conseguido dividir um átomo, os níveis de radiação teriam sido elevados, mas apenas um pouco''.                                                   
             Handl comprou os materiais radiativos por meio do site de compras E-bay. Ele próprio alertou as autoridades suecas em uma carta para o departamento de fiscalização nuclear.            
           ''Mandei a carta para perguntar se (o experimento) era legal. Então, eles resolveram vir ao meu apartamento para testar os níveis de radiação. ''                                                  
               Handl contou que não sabe se será processado por conta do incidente.                              
             
Por precaução, ele afirmou na entrevista à BBC que a partir de agora passará a se concentrar ao ramo teórico da física nuclear e evitará a parte prática.                               
            Que idéia hein?! Mas, vamos analisar quimicamente esta notícia.
            Vocês sabem o que é um reator nuclear e qual a sua utilidade? Bem, esta é a parte da Química que vamos abordar hoje, ok?
            De uma forma simplificada, um Reator Nuclear é um equipamento onde se processa uma reação de fissão nuclear, assim como um reator químico é um equipamento onde se processa uma reação química.                                              
            Mas, o que é uma fissão nuclear?
            Cientistas ao longo da história fizeram experimentos envolvendo o Urânio e constataram que ao lançar nêutrons nos átomos deste elemento, o mesmo se subdividia e gerava outras espécies radioativas. E é com base nestes estudos que concluíram se tratar de uma Fissão Nuclear esta divisão de átomos.                                                                                     
              A Fissão Nuclear libera grande quantidade de energia, e foi identificada somente no isótopo 235 do Urânio, e é com base nesta reação química que funciona as Usinas Nucleares. Como se sabe, estas reações são muito perigosas e nocivas ao homem, é por isso que existem os reatores nucleares.                                    Os reatores nucleares são dispositivos que controlam o processo de fissão, veja como as Usinas Nucleares produzem energia:
   * O processo de fissão gera energia;                                                                                                    
   * A energia liberada proporciona a vaporização da água líquida;                                                               
   * O vapor de água faz girar uma turbina;                                                                                       
   * O movimento da turbina gera energia elétrica.                                                                                 
        Um reator nuclear precisa estar cercado de material isolante, que pode ser grafite ou água, para controlar a velocidade de fissão e vazamento de material radioativo. Barras de grafite ou água têm o poder de absorver nêutrons livres.   
Viram o que o nosso amigo queria fazer?! Ainda bem que não deu certo não é mesmo?!

Fontes:
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/08/sueco-e-preso-ao-tentar-construir-reator-nuclear-em-casa.html
http://www.cnen.gov.br/ensino/apostilas/energia.pdf
           

Um comentário:

  1. Estava eu pesquisando tranquilamente sobre reatores nucleares e achei a receita desse cara, ele estava fazendo tudo direitinho pena que impediram ele (http://desciclopedia.ws/wiki/Deslivros:Como_construir_um_reator_nuclear_em_casa) kkkkkkkk. Muito boa a explicação!!!

    ResponderExcluir