terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cafeína e o cálculo de massa molecular

Voluntária: Nara Alinne N. da Silva

Você sabe qual é a droga mais consumida no mundo???? Vou te dar uns minutinhos para pensar. 1, 2, 3, pronto. A resposta é: cafeína. É isso mesmo, a cafeína é a droga mais consumida em todo o mundo.
Esta droga é um composto químico encontrado principalmente no café, contudo sua presença é marcante no chocolate, chá mate, refrigerantes, cacau entre outros. Seu principal efeito é a estimulação do sistema nervoso, causando aumento de concentração, memória e atenção. Se for consumido em grandes quantidades pode levar a insônia, dor de cabeça, irritabilidade, ânsia, etc.
Os efeitos acima citados variam de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como idade, peso e a capacidade do fígado de digerir a substância.
A cafeína é o nome popular dado ao composto trimetilxantina de fórmula C8H10N4O2.
Principais características químicas:

A substância se funde a 238°C e se sublima a 178°C, possui alta solubilidade em água quente. Seu peso molecular é igual a 194 g/mol.

É uma substância nitrogenada derivada da xantina. (A xantina é encontrada em diversos fluídos orgânicos, no corpo humano e em algumas plantas. Seu nome deriva do grego xanthos, em razão de sua cor amarela_.

As propriedades descritas acima foram descobertas em laboratório. No entanto algumas delas podemos fazer em casa. Por exemplo, testar a solubilidade do café. E o peso da molécula? O cálculo também é simples. Vamos relembrar como é!!!


Nos já temos a fórmula molecular da substância, que é C8H10N4O2, então fica fácil. Para calcular é só localizarmos na tabela periódica a massa de cada elemento que compõe a molécula. Quais são eles mesmo? C= carbono; H= hidrogênio; N= nitrogênio e O= oxigênio. E como se acha essa massa?         
 Na tabela periódica acima do símbolo do elemento está o número atômico e abaixo a massa atômica. Como mostra a imagem abaixo:
                                              



Identificando a massa de cada elemento teremos:

C= 12, H= 1, N= 14 e O= 16

Agora é só multiplicar a massa molecular do elemento pela quantidade de átomos presente na molécula (C8H10N4O2). Cada elemento por vez, e depois soma. Assim:

C= 12x8= 96;  H= 1x10= 10; N=14x4= 56; O=16x2=32

m= 96 + 10 + 56 + 32=  194 g/mol

A unidade do cálculo de massa molecular será sempre em gramas por mol.

Simples não é mesmo!?! Espero que tenham gostado.



Interessantes: Para saber mais sobre elementos químicos é só clicar no link Elementos Químico na página do blog.



Fontes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário