sexta-feira, 12 de agosto de 2011

PUDIM DE PASSAS E OS ELÉTRONS

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa

A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos e estes são formados por partículas elementares, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons.
Você sabe de onde vêm os elétrons?
O âmbar (do grego elektron) é uma resina fóssil, amarelada,  semitransparente e quebradiça que, na idade antiga despertou o interesse dos filósofos naturais por apresentar a propriedade de, em certos casos, atrair alguns materiais e repelir outros. Foi então que Tales de Mileto passa a fazer investigações das possíveis causas desta “anormalidade” da substância. Com o passar dos anos, e com o avanço dos estudos acerca da estrutura da matéria, os cientistas descobriram que dentre as várias partículas que compõem o átomo, está o elétron.
Joseph John Thomson nasceu em Manchester em 18 de dezembro de 1856. Seus primeiros trabalhos científicos seguiram na trilha aberta por Maxwell, que havia unificado a eletricidade e o magnetismo.
O grande passo se dá quando ocorre a descoberta do elétron pelo físico britânico Joseph John Thomson em 1897 quando fazia estudos acerca da estrutura da matéria.  e usando campos elétricos e magnéticos defletores, mediu a razão carga-massa desses corpúsculos; este experimento permitiu concluir que a massa deles é cerca de 1000 vezes menor que a do átomo de hidrogênio. Estas descobertas culminam com a descoberta de um valor médio para a carga do elétron.
Os elétrons são corpúsculos dotados de carga elétrica e de massa e, principalmente, que fazem parte de toda matéria do Universo. Formulou uma teoria sobre a estrutura do átomo: Para ele, o átomo era uma esfera maciça com carga positiva. Os elétrons estariam presos à superfície da esfera e contrabalançariam a carga positiva. Esse modelo ficou conhecido como "pudim de passas", e seria mais tarde substituído pelo modelo de Rutherford, discípulo de Thomson.

Os elétrons não se encontram em qualquer posição. Eles giram ao redor do núcleo em órbitas fixas e com energia definida. As órbitas são chamadas camadas eletrônicas, representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo, ou níveis de energia representados pelos números 1, 2, 3, 4...;
Os elétrons ao se movimentarem numa camada eletrônica não absorvem nem emitem energia; os elétrons de um átomo tendem a ocupar as camadas eletrônicas mais próximas do núcleo, isto é, as que apresentam menor quantidade de energia, um átomo está no estado fundamental quando seus elétrons ocupam as camadas menos energéticas, quando um átomo recebe energia (térmica ou elétrica), o elétron pode saltar para uma camada mais externa (mais energética). Nessas condições o átomo se torna instável dizemos que o átomo se encontra num estado excitado. Quando isso ocorre, ele devolve, sob a forma de onda eletromagnética, a energia que foi recebida na forma de calor ou eletricidade.
Este modelo, embora incorreto, foi um ponto de partida importante para os trabalhos experimentais de Ernest Rutherford que mostraram que a carga positiva está concentrada em um núcleo muito pequeno em relação ao tamanho do átomo e, posteriormente, para o modelo de Bohr.
Extremamente importante foi à descoberta de um novo método para a separação de diferentes espécies de átomos e moléculas. Consistia em usar íons positivos cuja deflexão num campo magnético ou elétrico varia com a massa atômica. Esse método levou à descoberta de muitos isótopos, quando empregado por pesquisadores como Aston, Dempster e outros. Teve também como resultado a possibilidade de calcular a difusão das radiações eletromagnéticas que atingem os elétrons dos átomos. É hoje chamada teoria do espalhamento de Thomson.
 Quando a Europa foi conturbada pela Primeira Guerra Mundial, Thomson foi obrigado, juntamente com outros cientistas, a dedicar-se às pesquisas militares.
 Thomson faleceu em 30 de agosto de 1940, terminava a longa existência daquele que fora um dos iniciadores da era nuclear, tendo deixado uma interessante autobiografia, produziu muitos resultados originais, além de ter publicado livros didáticos importantes.
 Ao longo de sua vida recebeu inúmeros prêmios científicos e condecorações, entre os quais o Prêmio Nobel, em 1906 , mas certamente a grande glória e o imenso prestígio que desfrutou em vida e sua glória após a morte estará para sempre ligada a esta partícula extremamente pequena: o elétron.



REFERENCIAS












2 comentários:

  1. ótima explicação, amei . me ajudou mt !! ^^

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita. Fico feliz por ter gostado do post. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão envie para nosso e-mail: quipibid@hotmail.com.

    ResponderExcluir