terça-feira, 16 de agosto de 2011

QUÍMICA E ATUALIDADES NO ESPAÇO

                                                                                                    Bolsista: Alessandro R. Barbosa 
   
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre moléculas de oxigênio que foram encontradas em áreas de formações de estrelas. Segundo a NASA, é a primeira descoberta desse tipo no espaço.
NOTÍCIA:
            O Observatório Espacial Herschel, uma missão da Agência Espacial Européia (ESA) e da agência espacial americana (NASA), divulgou na segunda-feira (1º de Agosto) a primeira descoberta de moléculas de oxigênio no espaço.                                                                    
   Segundo os pesquisadores, o telescópio encontrou as moléculas na nebulosa de Órion, presos em pequenas partículas de gelo ao redor de poeira espacial.                                                      
         As moléculas teriam sido formadas depois que as estrelas aqueceram o gelo, liberando água, convertida em oxigênio.                                                                                                                      Embora átomos de oxigênio individuais sejam comuns, especialmente ao redor de estrelas, moléculas como as da Terra ainda não haviam sido descobertas, segundo a agência americana.                                                                                                                            
        “O oxigênio foi descoberto nos anos 1770, mas levamos mais de 230 anos para finalmente poder dizer com certeza que essa simples molécula existe no espaço”, afirmou Paul Goldsmith, cientista do projeto da NASA no laboratório de Propulsão a Jato, em Pasadena, na Califórnia, que publicou os resultados da descoberta na revista especializada Astrophysical Journal.                                                                                                                     
Astrônomos procuraram por moléculas no espaço por décadas. O telescópio Odin encontrou a molécula em 2007, mas a descoberta não pôde ser confirmada.                         
  “Isso explica onde parte do oxigênio estava escondido”, diz Goldsmith. “Mas nós não encontramos grandes quantidades, e ainda não entendemos o que há de tão especial sobre os lugares onde o encontramos. O Universo ainda esconde muitos segredos.”                                  O objetivo é continuar procurando por moléculas nas áreas de formações de estrelas. “O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no Universo e suas moléculas devem ser comuns no espaço”, diz Bill Danchi, cientista da NASA em Washington que trabalha no projeto. “O Herschel está fornecendo uma ferramenta poderosa para desvendar esse mistério.”       
 Bem meus amigos, vamos saber um pouco mais sobre o 3° elemento mais abundante no universo e que, no entanto nunca tinha sido provada a sua existência no espaço, até no início deste mês.
            O oxigênio (O) pertence ao grupo dos Calcogênios (VI A), foi descoberto em 1774 pela calcinação (processo em que se oxidam as substâncias presentes em uma dada amostra na forma de óxidos usando
calor) do nitrato de potássio, sendo este processo realizado por Joseph Priestley, apesar do químico sueco Carl Wihelm Scheele tenha conseguido preparar uma amostra de oxigênio em 1772. Tal reconhecimento se deu, pois Priestley publicou antes de Scheele o resultado de suas experiências.
Joseph Priestley
           Em condições normais de temperatura e pressão, o oxigênio se apresenta principalmente na forma de moléculas diatômicas (O2) que constituem um gás incolor e sem cheiro, essencial para os organismos vivos.      
          O oxigênio consiste numa mistura de três isótopos estáveis: o oxigênio 16 (99,758%), o oxigênio 17 (0,37%) e o oxigênio 18 (0,204%). Pouco solúvel em água, forma bolhas que se desprendem facilmente por simples agitação.                      
        A combinação do oxigênio com outros elementos forma óxidos, cuja reação com a água produz oxiácidos e bases.                                                                                                           
       As reações espontâneas de quaisquer substâncias com o oxigênio são denominadas reações de oxidação (ou processo de perda de elétrons). Quando a reação é imediata e produz calor e luz, chama-se reação de combustão. São exemplos de oxidação: a corrosão do ferro, que formam óxido de ferro, o escurecimento de uma fruta exposta ao ar entre outros.            
          O oxigênio é muito importante para a vida humana, pois o ar atmosférico é composto por (21%) do mesmo.         
           A principal utilização do oxigênio é como oxidante, devido à sua elevada eletronegatividade, superada somente pela do flúor. Por isso, o oxigênio líquido é usado como comburente nos motores de propulsão dos carros, embora, nos processos industriais, o oxigênio para a combustão seja obtido diretamente do ar.                                                                           Outras aplicações industriais oxigênio são a soldadura e a fabricação de aço e metanol. A medicina usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.                                                                                                                            
          Também é engarrafado para ser respirado em diversas atividades desportivas ou profissionais, como o mergulho, em locais sem ventilação ou de atmosfera contaminada.
Viram meus caros a importância desta descoberta e também do oxigênio para a nossa vida aqui na Terra. Espero que tenham gostado e até a próxima!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/08/telescopio-herschel-encontra-moleculas-de-oxigenio-no-espaco.html
http://www.tabela.oxigenio.com/nao_metais/elemento_quimico_oxigenio.htm         

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário