terça-feira, 16 de agosto de 2011

Química dos sabores...

Voluntária: Nara Alinne N. da Silva

Quer saber o gosto da química? Então você está no lugar certo.. ..
Suco artificial de uva, gomas de mascar de maracujá, limão, balinha sabor banana. Amigos do blog, você já refletiram sobre como é aderido sabores a esses e outros diversos produtos artificiais? Isso é possível graças à presença da química. Como assim?
Os produtos com aroma ou sabor artificial possuem em sua composição substâncias químicas denominadas ésteres.
Para entendermos o que são ésteres vamos falar um pouco sobre química orgânica.
No século XVIII a química orgânica foi definida como a química dos compostos existentes nos organismos vivos, vegetais e animais. Posteriormente ela ficou conhecida como a parte da química que estuda os compostos do carbono. Como existe uma variedade de compostos do carbono eles foram agrupados de acordo com seus grupos funcionais. Grupo funcional é o átomo ou conjunto de átomos responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos pertencentes a uma determinada função química.
Os grupos funcionais mais conhecidos são os hidrocarbonetos, as cetonas, as aminas, as amidas, o éter, os ácidos carboxílicos, os aldeídos, e é claro os ésteres.
Os ésteres possuem o seguinte grupo funcional:
                                                     
Onde R e R’ são cadeias carbônicas.
Para que os alimentos possuam sabores característicos de frutas é necessária a presença de aditivos químicos que confiram esse sabor. E são os ésteres que constituem esses aditivos.
Os ésteres podem ser encontrados na forma de essências, óleos ou ceras. As essências são bastante utilizadas em indústrias alimentícias, são elas que conferem o sabor característico às gomas de mascar, aos sucos artificiais, as gelatinas, aos bombons entre outros. Por exemplo, na fabricação de balas com sabor de banana é utilizado o acetato de pentila, para o sabor de maça verde o etanoato de butila, já para conferir o sabor de pêra é utilizado o acetato de propila.
 molécula do etanoato de butila
molécula do acetato de propila

Os óleos também são utilizados na fabricação de alimentos, na forma de gordura. Por exemplo, um dos constituintes do óleo de soja, muito utilizado na preparação das nossas refeições diárias, é o éster do ácido linoléico e oléico.
É importante lembrar que a utilização dos ésteres não é somente nas indústrias alimentícias. A estearina é encontrada na gordura animal, e é empregada na fabricação de sabões e sabonetes.
Por último as ceras. São utilizadas na fabricação de graxas para sapatos, velas, ceras para pisos, entre outras. As mais comuns são: cera de abelha e cera de carnaúba.
Perceberam como a química é gostosa!?! Agora quando forem tomar algum suco com sabor artificial, ou chupar alguma bala vão se lembrar da química, rsrr....
Espero que tenham gostado....

Dúvidas ou sugestões envie para: quipibid@hotmail.com ou naraalinne@hotmail.com.

Fontes:

     

Um comentário: