segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bolsista: Litton Jr.
Olá blogueiros do QUIPIBID, esta semana vamos falar sobre um assunto importantíssimo dentro da química, estou falando de distribuição eletrônica.
A distribuição eletronica nos mostra o posicionamento dos elétrons em um átomo, fornecendo o número de elétrons em cada nível principal e subnível. Os elétrons preenchem os subníveis em ordem crescente de energia. Um subnível deve estar totalmente preenchido para depois iniciarmos o preenchimento do subnível seguinte.

Linus Pauling formulou um diagrama que possibilita distribuir os elétrons em ordem crescente de energia dos níveis e subníveis.
Diagrama de Linus Pauling

 
O sentido das flechas indica os subníveis e níveis em ordem crescente de energia.
                                                                                                          
 Distribuição Eletrônica em átomos neutros

Para fazermos a distribuição eletrônica de um átomo neutro, devemos conhecer o seu número atômico (Z) e, conseqüentemente, seu número de elétrons e distribuí-los em ordem crescente de energia dos subníveis, segundo o diagrama de Pauling.









A distribuição eletrônica pode ser representada em ordem crescente de energia ou por camadas. Por exemplo:

 




Distribuição Eletrônica em Íons

A distribuição eletronica de íons é semelhante à dos átomos neutros. Lembrando que um íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons que ocorre com um átomo e que os elétrons serão retirados ou recebidos sempre da última camada eletrônica (mais externa), chamada camada de valência, e não do subnível mais energético, teremos, por exemplo, as seguintes distribuições:



Para a distribuição do íon Fe3+, é necessária a retirada de um elétron do subnível d.





Um comentário: