segunda-feira, 12 de setembro de 2011

FESTA DA MELANCIA....

Voluntária: Nara Alinne N. da Silva

Amigos do blog que tal irmos para festa? Setembro e mês de festa em Uruana, vocês sabiam?
Uruana do dia 14 a 18 estará festejando a XXXIV Festa Estadual e XIX Nacional da Melancia. A cidade situada na região do Vale do São Patrício comemorará seu aniversário em grande estilo, com shows de Henrique e Ruan, Bruno e Marrone, Carlos e Jader, entre outros. A festa que já é tradição terá abertura oficial com queima de fogos. O encerramento será no dia 18, começando as 12h um dos momentos mais divertidos da festa: O concurso do maior chupador de melancias. 
A cidade de Uruana é conhecida pela grande produção de melancias, iniciada em 1968, atualmente possui mercado garantido em Goiânia, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, países do Mercosul, e outras regiões.
        A melancia, cujo nome cientifico é Citrullus lanatus é originária da Africa, foi trazida para o Brasil pelos negros. Existe cerca de 50 tipos de melancia a maioria com o interior avermelhado, contudo essa cor pode variar entre o laranja e o amarelo. É uma fruta saborosa constituída de aproximadamente 92% de água. Vem sendo apreciada pelos nutricionistas, devido seus benefícios.  Além de vitamina A, B1, B2, B3 e C, proteínas, carboidratos, fibras, possui em sua constituição licopeno.
O licopeno é um carotenóide que dá a melancia e outras frutas a cor avermelhada.
Este carotenóide é muito importante, pois ajudar a combater os radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis e bastante reativas, são produzidas durante funções normais do corpo humano, como a respiração e atividade física, e também podem ser formadas como resultado do stress, poluição do ar, e hábito de fumar.
Os radicais livres ajudam no combate a inflamações, mas quando não controlados podem danificar as moléculas saudáveis do corpo humano. Isto pode favorecer o desenvolvimento de doenças como o câncer.
Veja abaixo a estrutura molecular do licopeno:

                            

Como podemos observar, a estrutura é formada por uma cadeia carbônica, aberta, ramificada e insaturada. Sua fórmula química é C40H56, apresenta peso molecular igual 536.87 g mol-1.
E como o licopeno reage no organismo? Ele é um antioxidante que pode doar elétrons. Os radicais livres possui deficiência em elétrons, logo o licopeno doa os elétrons que os radicais necessitam e os neutralizam, antes que eles prejudiquem as células.
A principal fonte de licopeno é o tomate, seguido da melancia, goiaba e toronja rosa. O tomate possui cerca de 30 g licopeno/kg. É importante destacar que as variedades amarelas de tomate possuem concentrações inferiores as variedades avermelhadas.

Espero que tenham gostado do nosso post de hoje. Dúvidas ou sugestões enviem para: naraalinne@hotmail.com ou quipibid@hotmail.com.

Fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário