segunda-feira, 5 de setembro de 2011

COMO DIZ O DITADO: ”CÃO COM RAIVA MORDE O PRÓPRIO RABO.”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal R7, sobre um espertalhão que quis vingar o amigo, que foi picado pelos insetos, e quase voou pelos ares.

 
NOTÍCIA:
            Um sujeito da cidade de Lynden, nos Estados Unidos, recebeu uma senhora lavada do chefe dos bombeiros de lá porque quase explodiu tudo – inclusive ele mesmo – ao tentar queimar uma colméia de abelhas usando gasolina.
            O homem estava com raiva das abelhas porque elas haviam picado seu amigo e, por causa disso, ele pirou e despejou gasolina em toda a árvore que abrigava as abelhas.
            Quando ele riscou o fósforo, a árvore foi pelos ares e as abelhas todas morreram. O homem, no entanto ficou todo chamuscado.
            O chefe dos bombeiros de Lynden, Gary Baar, disse que não vai multar o espertalhão, mas advertiu que, em um caso desses, a melhor coisa a fazer é pedir ajuda especializada.           
          Bem, meus amigos, este moço teve muita sorte de não explodir junto com as abelhas, não é mesmo? Mas pergunto a vocês, Cadê a Química nesta reportagem?                                                 
             Na matéria de hoje, vamos falar sobre a Química presente na gasolina e entender, embasados na Química, por que a gasolina é tão inflamável.                                                          
          A gasolina é um produto proveniente da extração do petróleo. É um combustível constituído basicamente por hidrocarbonetos (compostos orgânicos que contém átomos de carbono e hidrogênio) e, em menor quantidade, por produtos oxigenados (produtos que possuem átomos de oxigênio em sua fórmula química) e outros compostos como o enxofre, nitrogênio e também metais, todos estes em baixa concentração. Através dessas informações podemos entender o motivo da gasolina ser tão inflamável, uma vez que todos os hidrocarbonetos têm essa característica.                                                                                             
             Abaixo, temos a fórmula química da gasolina pura, porém esta não é encontrada nas bombas de combustíveis. A este composto devem ser adicionados os compostos acima referidos, uma vez que a purificação deste combustível o tornaria mais caro e traria pouco retorno financeiro às refinarias.



         A qualidade da gasolina é melhorada pela adição de substâncias denominadas "antidetonantes".            
         O Brasil já utilizou o tetraetil-chumbo  (chumbo-tetraetila)  Pb(C2H 5)4,  para melhorar a qualidade da gasolina. Atualmente, a gasolina é misturada com álcool etílico (etanol ou álcool comum) C2H5OH, o que melhora sua resistência à compressão. O tetraetil-chumbo foi substituído por ser nocivo ao meio ambiente (emitia vapores de chumbo na atmosfera e o chumbo é altamente tóxico).                                                        
       Bem, meus caros, essa semana eu fico por aqui e espero que tenham gostado.

Fonte:

http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/espertao-causa-explosao-tentando-matar-abelhas-20110905.html      

http://emeireles.blogspot.com/2008/05/vai-de-lcool-ou-gasolina.html

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/gasolina.html

http://www.demec.ufmg.br/disciplinas/ema003/liquidos/gasolina/gasolina.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário