segunda-feira, 5 de setembro de 2011

LEI DAS PROPORÇÕES DEFINIDAS

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Químico e farmacêutico francês, Joseph Louis Proust nasceu em Angers a 29 de setembro de 1754 e morreu na mesma cidade a 5 de julho de 1826. estudou química. Chefiou a farmácia do hospital Salpêtrière, em Paris. Pronunciou conferências no Palais Royal. Esteve na Espanha, onde ensinou química na academia de artilharia de Segóvia e em Salamanca. Trabalhou no recém-instalado laboratório de Carlos IV, em Madrid.
Proust publicou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen. Em 1784 acompanha Pilâitre de Rozier numa ascensão em aeróstato. Durante sua estada na Espanha Proust estuda os minerais espanhóis. Provou a constância da composição do carbonato de cobre por ensaios analíticos no laboratório (1799)  Iniciou e estudou analiticamente os dois óxidos de estanho e os dois sulfuretos de ferro, provando que eram compostos distintos e a não existência de substâncias com composição intermédia. Os seus ensaios laboratoriais mostraram que os óxidos de composição variável, estudados por Berthellot, eram produtos hidratados e que a variação do teor em oxigênio provinha do diferente grau de hidratação.
 Enuncia a lei das proporções definidas (1806), um das bases do atomismo químico, e que recebe seu nome, porém esta lei só começou a ganhar crédito através do seu reconhecimento pelo químico sueco Jöns Jacob Berzelius (1811).  A lei é formulada em 1808 por John Dalton, mas é o trabalho de Proust que fornece as provas empíricas que determinam sua aceitação.
 Realizou também trabalhos sobre a caracterização de açúcares, presentes em produtos vegetais, mostrando as analogias com os do mel e é lembrado como o descobridor da glucose.  Em 1806 Proust pesquisa ainda os sais dos ácidos orgânicos. É um dos fundadores da análise química.
Morreu em Angers, sua cidade natal.
. Lei das produções constantes (ou proporções fixas, definidas) ou lei de Proust.
Considerando que uma reação química foi realizada em várias experiências, podemos dizer que a proporção existente entre as massas dos reagentes ou entre as massas dos produtos são constantes. Por  exemplo:
A água independente de sua procedência será sempre formada por hidrogênio e oxigênio (na proporção de 1g de hidrogênio para 8g de oxigênio). 

A lei de Proust pode ser comprovada, por exemplo, se usarmos a água, para isso será necessário que:  - decompõe cada amostra da água e pesa-se o hidrogênio e do oxigênio.  A partir daí vamos obter diversos valores, como por exemplo: 


Exemplo:

Um mol de moléculas de água pesa 18g e é resultado da soma das massas atômicas do hidrogênio e do oxigênio.
 H2 – massa atômica = 1 → 2 x 1 = 2g
O – massa atômica = 16 → 1 x 16 = 16g
Então 18g de água tem sempre 16g de oxigênio e 2g de hidrogênio. A molécula água esta na proporção 1:8.

m H2  =   2g  =   1                              
             ____     ___      __
           m O       16g       8


É constante a proporção entre as massas de hidrogênio e oxigênio
As massas são distintas, porém, a proporção entre as massas de hidrogênio e de oxigênio é sempre constante, fixa e definida ou invariável, ou seja, na água a massa do oxigênio e sempre oito vezes mais (1 :8) que a do hidrogênio. 

Referencias
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JophLouP.html
http://allchemy.iq.usp.br/metabolizando/beta/01/proust.htm
http://educacao.uol.com.br/biografias/joseph-louis-proust.jhtm
http://www.coladaweb.com/quimica/fisico-quimica/lei-das-proporcoes-definidas-ou-lei-de-proust
http://www.colegioweb.com.br/quimica/lei-das-proporcoes-constantes-ou-proporcoes-fixas-definidas-ou-lei-de-proust.html                                         





Nenhum comentário:

Postar um comentário