domingo, 30 de outubro de 2011

CERVEJAS E OS RÓTULOS QUE MUDAM DE COR

                                                                                           Voluntária: Nara Alinne N. da Silva
Nosso post de hoje fala de uma das bebidas populares mais consumidas no Brasil. Aposto que com apenas uma palavra chave vocês decifram. A palavra chave é: SKOL. Já decifraram né! É isso aí, hoje vamos falar um pouco da cerveja.
Na Mesopotâmia, especificamente na Suméria, foram encontradas provas de que a produção da cerveja data a aproximadamente 4000 a.C. Acredita-se que sua descoberta tenha sido acidentalmente, como fruto induzido da fermentação de algum cereal. Os sumérios teriam notado que, a massa do pão quando molhado, sofria uma fermentação e ficava ainda melhor. Assim teria surgido uma espécie de cerveja denominada “pão liquido”.
             Com o passar do tempo as técnicas para a produção da cerveja foram se modificando, melhorando a qualidade da bebida. Atualmente os principais ingredientes utilizados na produção da cerveja são:
-Lúpulo, responsável pelo sabor amargo da cerveja, devido à presença de resinas amargas e óleos essenciais.
-Malte, responsável por diversas características físico-químicas e organolépticas (aroma e paladar). A principal fonte do malte é a cevada, contudo algumas cervejarias utilizam algumas fontes secundárias, mais baratas. Por exemplo, arroz, milho, trigo.
-Levedura, microorganismos unicelulares responsáveis pela fermentação. Na produção da cerveja esses microorganismos transformam o açúcar presente no malte em álcool e dióxido de carbono, de acordo com a reação abaixo:
                                          C6H12O6 → 2C2H5 + 2CO2
          As cervejarias têm investido cada vez mais na produção da cerveja. Este investimento vai da qualidade das bebidas aos rótulos. Por exemplo, a SKOL já mudou várias vezes o designer de seus produtos. O último lançado é um rótulo termossensível que indica quando a cerveja esta gelada, o rotulo vêm com uma seta transparente e que fica azul quando a cerveja chega a 4°C.
Interessante, não é mesmo!!! Agora uma curiosidade: porque o rótulo muda de cor? Vamos entender melhor isso.

Os rótulos são produzidos com uma tinta termocrômica. Está tinta tem a capacidade de mudar de cor de acordo com a temperatura. Sua ativação se inicia em 8 °C e atinge 100% aos 4°C. Esta mudança de cor acontece devido a agentes termocrômicos (microcapsulas) presente na tinta. Os corantes termocrômicos podem ser de origem orgânica ou inorgânica, isto depende da estrutura química. Segundo publicação do Instituto de Embalagens, os pigmentos orgânicos possuem maior poder de tingimento e alto brilho.
Em geral as tintas termocrômicas possuem pigmentos constituídos de cristais líquidos microencapsulados. De acordo com Neves (2000, p.112-113) nas microcapsulas dos pigmentos existem três elementos que causam mudança de cor: composto doador de elétrons, receptores de elétrons e os agentes causadores da alteração da cor. Veja a figura 
abaixo:
A mudança de cor ocorre em virtude do equilíbrio térmico dos elétrons, a cor refletida é o resultado do arranjo dessas moléculas.

Espero que tenham gostado do post de hoje. Duvidas ou sugestões mandem para naraalinne@hotmail.com ou quipibid@hotmail.com. Até a próxima semana, bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário