domingo, 30 de outubro de 2011

DEMAQUILANTES

                                                                                                          Bolsista: Eliana
             Ola amigos do blog. Vocês já ouviram o ditado: Semelhante dissolve semelhante? Isto significa que uma solvente dissolverá um soluto se eles tiverem estruturas semelhantes.
Geralmente                                                                                    
Solventes polares tendem a dissolver solutos polares
Solventes apolares tendem a dissolver apolares
         Os demaquilantes fazem parte dos apolares. Eles são produtos desenvolvidos para removerem a maquiagem da área dos olhos, boca e pele. Devido ao seu contato direto com os olhos sua formulação se diferencia dos higienizantes em geral.
           Existem dois tipos de demaquilantes, os destinados para maquiagem hidrossolúveis (solúveis em água) como o pó facial, compacto, sombra em pó etc. e para maquiagem à prova d’água (water proof) como algumas máscaras, batons, blushs em bastão, sombra em bastão etc., que devido à sua composição são muito mais difíceis de retirar.
         Demaquilantes hidrossolúveis são encontrados geralmente sob forma de loções aquosas ou de géis aquosos (loções geleificadas) compostos ou não de tensoativos suaves. Esses produtos devem ter um pH próximo ao das lágrimas (7,5) e serem isotônicos a fim de não provocar irritação. Eles diluem rapidamente a maquiagem das pálpebras e máscaras de cílios comuns, mas não são muito utilizados quando a quantidade de maquiagem é maior ou existe a presença de materias graxos.
           Demaquilantes para maquiagem do tipo Water proof são compostos basicamente por óleo ou cremes do tipo (possuem mais óleo do que água). Normalmente devem ser aplicados na pele com massagens suaves, para assim incorporar na fase oleosa as gorduras da pele e matérias graxas da maquiagem, bem como as sujidades hidrossolúveis na fase aquosa, em seguida faz-se a remoção com algodão ou lenço de papel. É necessário proceder com o enxágüe com água ou tônico adequado, para completar a limpeza. Ainda existem os demaquilantes à base de silicone, que faz a remoção da sujidade graxa sem deixar vestígio oleoso na pele. Esse tipo de maquiagem muitas vezes nem precisam de enxágüe.
        Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. O vetor resultante da soma dos vetores polaridade é denominado momento dipolar (ou momento dipolo elétrico). Quando a soma vetorial é nula, a molécula é apolar, pois não possui polaridade quando a soma vetorial não é nula, ou seja, é diferente de zero, a molécula é polar.  
     Uma maneira prática e eficaz de se determinar a polaridade das moléculas é analisar a quantidade de nuvens eletrônicas que estão ao redor do átomo do elemento central e relacioná-la com a quantidade de átomos ou grupos de átomos ligados a ele. Se o número for o mesmo, a molécula é apolar. Se não for, é polar.
Veja alguns exemplos de como usar essa regra para a determinação da polaridade de um composto molecular

                                        
         A água e o rímel, por exemplo, tem polaridade diferente por isso para tirar o rímel precisamos de substancias cujas moléculas sejam diferentes da água e o demaquilante é quem retira toda maquiagem.

Fontes:

2 comentários:

  1. amei esse site. estou muito agradecida, uma vez que por ser muito completo este mesmo me ajudou a concluir um trabalho do ensino medio sobre maquiagem na aula de quimica. Muito beijos. te amamos
    PS: molho de tomatchem

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por suas palavras. Um dos objetivos do nosso blog é contribuir com informações que proporcionem conhecimento. Abraços.

    ResponderExcluir