terça-feira, 1 de novembro de 2011

“O USO DA ASPIRINA NA PREVENÇÃO DE CÂNCER ”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre um estudo que diz que uso regular da aspirina previne câncer hereditário.


NOTÍCIA:
               Um dos remédios mais populares do mundo acaba de ganhar mais uma utilidade. Uma pesquisa britânica publicada nesta sexta-feira (28) diz que o ácido acetilsalicílico (AAS), mais conhecido pelo nome comercial aspirina, ajuda na prevenção dos cânceres hereditários.                                                                           
           O estudo foi feito com cerca de mil pacientes com a síndrome de Lynch, um problema que afeta os genes que detectam e consertam as falhas no DNA. Em cerca de 50% dos casos, a conseqüência desse defeito é o câncer. Os tipos mais comuns são o colorretal e o de útero.       
         Os pacientes foram divididos em dois grupos – um que tomou e outro que não tomou o AAS regularmente – e acompanhados por cerca de dez anos. Entre os que não usaram o medicamento, quase 30% desenvolveram câncer; no grupo dos que tomaram apenas 15% tiveram a doença.        
         Contudo, o número de pólipos – estruturas consideradas precursoras dos tumores – foi igual nos dois grupos. Segundo os pesquisadores, isso sugere que o AAS cause a destruição das células antes que elas se tornem cancerosas.                                                                                                                                          
            "É um grande avanço em termos de prevenção do câncer. Para quem tem histórico de cânceres hereditários na família, como o colorretal e o de útero, essa notícia será bem-vinda”, acredita Patrick Morrison, da Queen’s University, em Belfast, que coordenou a pesquisa na Irlanda do Norte.                 
          Mas ele alerta: “Para quem está considerando tomar aspirina, eu recomendo conversar com o médico antes, pois se sabe que a aspirina traz vários riscos para o estômago, incluindo úlceras”.                                                       
          A pesquisa foi publicada na edição online da revista médica Lancet.         
Cadê a Química nesta reportagem?                                                                          
        Na matéria de hoje, vamos falar sobre a Química presente na aspirina, este medicamento tão usado no mundo e que nos surpreende com essa nova aplicação tão importante.                                                                                                                    
          A aspirina®, ou ácido acetilsalicílico (AAS), atualmente é a droga mais conhecida do mundo,   contudo sua utilização já é feita a milhares de anos. Há 2400 anos, Hipócrates já recomendava folhas de salgueiro (planta de onde é extraído o ácido salicílico que é transformado em (AAS)) para doenças e trabalhos de parto.      
 
            Estima-se que já tenha sido consumido no mundo 1.000.000.000.000 de tabletes de aspirina. Em se tratando da ação analgésica e antitérmica, a aspirina só perde para o Paracetamol e o Ibuprofeno.                                               
            A aspirina, tal qual a conhecemos, foi descoberta quando Félix Hoffmann, um químico trabalhando na Bayer em 1893, decidiu acetilar o ácido salicílico, produzindo a aspirina. Isso se deu mediante a seguinte reação:


        A aspirina, como já foi dito, possui propriedades de analgésico, antitérmico e antiinflamatório. Atualmente existem outros medicamentos muito mais potentes que a Aspirina e com menores efeitos colaterais, já que esta traz, em alguns casos, irritação do trato intestinal. Contudo, este estudo traz nova utilidade para a aspirina.                                                                                     Espero que tenham gostado e lembrem-se, todo medicamento deve ser prescrito por um médico, nada de auto-medicação, viu pessoal!

Fontes:                          
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/uso-regular-da-aspirina-previne-cancer-hereditario-diz-pesquisa.html www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/aspirina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário