segunda-feira, 14 de novembro de 2011

BUTANO, VOCÊ SABE DO QUE SE TRATA?

                                                                                Bolsista: Ana Lucia Miranda

           O butano é um hidrocarboneto gasoso, incolor e inflamável presente no gás natural que pode ser obtido através do refino do petróleo. È um gás estável, que não possui ação corrosiva em mateis, muito pouco solúvel em água, mas facilmente solúvel em álcool, éter etílico e clorofórmio.
Sua fórmula molecular C4H10, 58,12 g.mol-1 é uma substancia gasosa (T.E-0,5) nas condições ambiente. A molécula do butano salienta-se: 1 cadeia carbônica aberta, linear e homogênea, contendo dois átomos de carbono primário e dois átomos secundários.

Normalmente o butano é utilizado:
Como solvente e na fabricação de produtos químicos orgânicos; como matéria prima para fabricar borracha sintética e fluidos líquidos de alta octagem; para produzir etileno, como propelente em aerossóis e em sistema de refrigeração; como combustível para isqueiros e fogões; adiciona-se o butano na gasolina para aumentar a sua volatilidade em locais onde o clima é muito frio.
O butano também está presente no gás liquefeito de petróleo (GLP), ou seja, o gás e cozinha, junto com o propano e o isobutano. Por ser um gás inodoro é adicionado nos botijões uma substancia com cheiro para quando houver um vazamento de gás possa ser percebido pelas pessoas que estejam próximas.
O butano pode ser adquirido do gás natural ou por meio de refino do petróleo, no refino do petróleo, alcanos de alto peso molecular são quebrados em cadeias menores
através de fornecimento de calor e catalisadores, e são separados de acordo com suas temperaturas de ebulição num processo de destilação fracionada. Deste modo, o butano é separado numa fração de gás, juntamente com outros gases, como o propano.
Aqui está o processo do refino do petróleo.
Está foi uma entrevista concedida a coluna 365 dias de química, que comemora o Ano Internacional da Química, pela professora: Eloisa Biasotto Mano atual na Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário