segunda-feira, 14 de novembro de 2011

“JOHNSON & JOHNSON® NA MIRA DE ATIVISTAS AMERICANOS”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre um conservante cancerígeno encontrado em xampus da Johnson & Johnson.

NOTÍCIA:
            Um grupo de ativistas da saúde lançou nesta terça-feira (1º) um boicote ao xampu para bebês da marca Johnson & Johnson até que a empresa pare de usar um conservante que o governo dos Estados Unidos aponta como possível causa de alguns tipos de câncer e de alergias cutâneas.                                                                                
      A J&J disse que desde 2009 está empenhada em retirar os conservantes à base de formaldeídos dos seus produtos para bebês. Foi naquele ano que a Campanha por Cosméticos Seguros pela primeira vez apontou problemas no xampu para bebês da multinacional.                                                                                                          
        “Sabemos que alguns consumidores estão preocupados com o formaldeído", disse a empresa em nota, "razão pela qual oferecemos muitos produtos sem conservantes que liberam formaldeídos, e estamos eliminando gradualmente esses tipos de conservantes em nossos produtos para bebês no mundo todo".                                  
         A Campanha por Cosméticos Seguros disse em um relatório que a J&J usa o conservante quaternium-15 na sua linha de xampus para bebês vendida nos EUA e em outros países. Esse conservante funciona liberando formaldeídos que matam bactérias.
            O Departamento de Saúde dos EUA diz que o formaldeído sabidamente causa câncer, mas que é difícil evitar a exposição a ele, já que a substância é muito usada em diversos produtos, e traços dela podem ser encontrados no ar, especialmente dentro de casa.                                                                                                      A exposição constante também aumenta o risco de reações alérgicas na pele, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos EUA.                                                                    

         Apesar disso, não há restrições legais ao uso em cosméticos de conservantes que liberam formaldeídos.                                                                                    
            "Claramente não existe a necessidade de a Johnson & Johnson expor os bebês a um conhecido cancerígeno, quando a companhia já está produzindo alternativas mais seguras", disse em nota Lisa Archer, diretora da Campanha por Cosméticos Seguros, ligada ao Fundo do Câncer de Mama.                                             
            A Campanha disse que a empresa já vende xampu para bebês livre de formaldeídos no Japão, África do Sul, Holanda e Reino Unido, entre outros países.  Desde que a Campanha começou a fazer os alertas, a J&J lançou nos EUA uma nova linha, chamada Johnson's Naturals, que não contém conservantes tóxicos.                                                                                                                                                    
      A empresa disse estar também empenhada em eliminar o 1,4-dioxane, também supostamente cancerígeno, e que costuma ser encontrado em xampus e outros cosméticos. Ela diz que já reformulou 70 por cento das suas linhas de produtos para bebês por causa disso.                                                                                             
        Mesmo assim, a J&J disse que suas atuais fórmulas são seguras, cumprindo ou superando as regras de segurança em todos os mercados onde são vendidos. Uma porta-voz disse não ser possível prever quando os produtos para bebês da companhia estarão totalmente livres de formaldeídos.                                                  
            A Campanha por Cosméticos Seguros se descreve como uma coalizão de mais de 150 ONGs, incluindo a Ação pela Água Limpa, o Fundo para o Câncer de Mama e a Amigos da Terra.
            Bem, meus amigos, hoje vim lhes falar dos aldeídos e lhes apresentar seu aspecto químico, bem como suas aplicações, sobretudo do aldeído mais conhecido que é o formol. Vamos lá?
            Aldeído é todo composto orgânico que possui o grupo funcional – CHO – ligado à cadeia carbônica.


     O aldeído mais conhecido é o metanal. Também é chamado de aldeído fórmico ou formaldeído. É um gás incolor, com cheiro muito forte e irritante. Muito solúvel em água. Em geral, é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e esta solução é chamada de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.
            Em quatro instituições internacionais de pesquisa foi comprovado o potencial carcinogênico do formaldeído.  
·         O Programa Nacional de Toxicologia dos EUA (Fourth Annual Report on Carcinogens) .

          Outro aldeído muito conhecido e também muito usado é o etanal ou aldeído acético ou ainda acetaldeído tem cheiro forte e é solúvel em água. É obtido a partir do acetileno. É o ponto de partida para a fabricação de pesticidas, medicamentos, inseticidas e espelhos. Usado na produção de anidrido acético e ácido acético (presente no vinagre) e resinas.                                                                                          Espero que tenham gostado e até a próxima!

Fontes:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/plantao.html#2
http://www.soq.com.br/conteudos/em/funcoesorganicas/p12.php
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=795

2 comentários:

  1. Muito bom, Alessandro e turma! Vcs estão sempre contextualizando o conhecimento químico. Gostei da matéria.
    Quero convidar o grupo QUIPIBID para o SIMPOSIO EM COMEMORAÇÃO AO ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA que ocorrerá na Universidade Federal do Tocantins (UFT) entre os dias 01 e 03 de dezembro de 2011. As inscrições já começaram, não percam tempo!! (valor apenas R$ 5,00)
    Esperamos contar com a presença de vocês e conhecer um pouco mais sobre o trabalho da equipe! Divulguem, se organizem e venham nos fazer uma visita. Será uma honra!

    Abraços.

    Paloma Terris

    ResponderExcluir