quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O PAPEL HIGIÊNICO


Bolsista:Gisléia Chaves
        Bom dia amigos do Quipibid!Quero compartilhar com vocês hoje, uma matéria muito interessante sobre um produto que é indispensável no nosso dia a dia.Estou falando do famoso papel higiênico.
 
        As pessoas só costumam valorizar de verdade o papel higiênico quando ele falta.Ele é um item essencial nos banheiros do mundo. A evolução na tecnologia de produção do papel higiênico trouxe estampas, cores e maciez que tornam mais confortável e um pouco menos ardida uma obrigação da qual não podemos escapar.
       O papel higiênico é feito através da mistura de até 4 tipos de fibras. É o equilíbrio entre elas que define a qualidade do papel. Quanto mais fibras curtas, melhor, pois elas garantem a maciez. Mas as fibras longas também são vitais, pois garantem que o papel não se rasgue facilmente. A técnica na fabricação das fibras também influi no resultado final.
      Os aromas florais na verdade vêm do tubete(ele é feito com duas tiras de papel cartão coladas pelas laterais). O perfume é jorrado na parte interna do tubete, antes do papel ser enrolado. Como ele é volátil, as moléculas enchem o ar dentro da embalagem, impregnando o papel.
      A resistência do papel varia conforme suas fibras. Quanto mais próximas, mais resistente. Outro fator está ligado à composição química das fibras. Elas se unem por ligações de hidrogênio: quanto mais potencial de ligação tiver, mais resistente é o papel.
      Um sinal de má qualidade é o uso de papel reciclado para baratear o produto. Outro aviso são os pontinhos escuros e grossos: mostram que a pasta do papel foi prensada de modo errado, ficando concentrada em alguns pontos. Já a cor só tem objetivo estético. O fato de o papel ser rosa ou cinza não é indicador de qualidade.
      O picote na folha permite que qualquer criança destaque. Mas a resistência do papel varia: no sentido longitudinal ao que é enrolado, a resistência é maior. Isso evita que se parta quando puxado. No sentido transversal, a resistência é menor, facilitando o corte.
     As estampas e os pequenos pontos em relevo não são apenas para decoração. Eles mantêm boa parte da superfície entre os papéis distante. É o ar nesse espaço que dá a sensação de fofura de um rolo de papel higiênico.
Vocês gostariam de saber como era feita a limpeza antes do papel higiênico?
Na Inglaterra, eles usavam pedaços de lã de carneiro.
Na Índia - A mão esquerda e água.
Os Nobres franceses - Lenços.
Na Europa medieval - Grama, palha.
No Havaí - Casca de coco.
Os Lordes ingleses - Páginas de livros.
EUA - Jornais, concha do mexilhão, areia, espigas de milho.
Os Esquimós - Gelo e musgo da tundra.
Espero que vocês tenham gostado deste assunto. Bom feriado e até a próxima!

Fontes: http://super.abril.com.br/cotidiano/ciencia-rolo-papel-higienico-446757.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário