quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Documentário BBC: A célula episódio 02- “The Chemistry Of Life (A Química Da Vida)”

Esta é uma série da BBC em três episódios na qual o biólogo, Dr. Adam Rutherford conta a extraordinária história da busca científica para desvendar os segredos da célula e da própria vida. Todos os seres vivos são feitos de células, unidades estruturais dotadas de poder e complexidade quase inimagináveis.
Este episódio mostra como cientistas entraram ainda mais fundo no mundo da célula à procura de revelar o ingrediente mágico que pode transformar um conjunto de compostos químicos em vida. Suas descobertas nos deixaram perto de criar a vida sozinhos.
Neste documentário é abordado como as células funcionam. Mas afinal você sabe onde as células se encontram no nosso organismo?
O descobridor das células foi Robert Hooke, que, observando cuidadosamente um pedaço de cortiça, em 1665, notou uma membrana dura. Robert Hook descreveu a estrutura da cortiça como semelhante a um favo de mel, composta por pequenos compartimentos, que ele batizou de "células". Seu microscópio, no entanto, desenvolvido por ele mesmo era ainda muito rudimentar para aprofundar a descoberta. Na mesma época, outro microscopista, Nehemias Grew, observou atentamente tecidos vegetais e reconheceu que eram de natureza "esponjosa", isto é, constituído de células como "vesículas". Mais tarde, em 1676, usando outro microscópio, Anthony van Leeuwenhoek, na Holanda, conseguiu observar, pela primeira vez, uma série de células vivas: bactérias, glóbulos vermelhos do sangue, espermatozóides e protozoários. A teoria celular, porém, só foi formulada em 1839, po Schleiden e Schwann. Através de suas observações, esses dois cientistas concluíram que todo ser vivo é constituído por unidades fundamentais: as células. Assim, desenvolveu-se a citologia (ciencia que estuda as células), importante ramo da Biologia. Em 1858, o patologista Rudolf Vircow enfatizou que a continuidade dos organismos vivos depende das células: "... todas as células provêm de células preexistentes". Assim ficava ampliada e complementada a teoria celular de Schleiden e Schwann. Esta nova generalização implicava evidentemente continuidade genética transferida de uma célula para outra.
A célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos.Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares. O corpo humano é constituído por 10 trilhões (1013) de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo;um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma, e usam um complexo mecanismo para cumprir as insruções do DNA e para criar as milhões de moleculas que mantem a células e nós vivos.
 
Por sua vez o DNA são fitas de uma substância orgânica denominada acidodesoxirribonucleico, que contem os codigos para fabricação de toda proteina do nosso organismo,determinando toda caracteristica genética do ser humano. As fitas de DNA, localizadas no nucleo da célula se esticadas medem cerca de 2 metros de comprimento; portanto para caber em uma celula,o DNA é enrolado muitas vezes e forma uma estrutura denominada cromossomo.
O DNA então é formado por pedaços idênticos que se repetem inúmeras vezes, ou seja varias cópias arranjadas uma seguida da outra.
             No documentário o apresentador retrata também como as células nervosas agem no nosso organismo, ou até mesmo na cura de um machucado. Bom; as células nervosas registram dor e dano, as células brancas do sangue combatem as infecções, as células vermelhas do sangue formam a cicatriz, daí novas células se desenvolvem e crescem formando camadas de tecidos novos, que substitui as celulas epteliais mortas.
Fontes:

1.      www.veg11.com.br/site/index.php

2.      www.webciencia.com/11_03celula.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário