sábado, 5 de novembro de 2011

Estrôncio (Sr)

Bolsista: Leonice Paraguai
Olha pessoal! Estou de volta novamente, para falar de outro “Elemento Químico”. Hoje vou falar um pouquinho do elemento Estrôncio (Sr). O estrôncio-87 é utilizado na ressonância magnética para estudar o crescimento dos ossos. Porém, o impacto mais importante dos radioisótopos no diagnóstico foi no campo da obtenção de imagem.
Descoberto por Willian Cruikshank em 1787, o estrôncio foi isolado pela primeira vez em 1808 por Sir Humphrey Davy, ao submeter uma mistura úmida de cloreto de estrôncio e óxido de mercúrio a eletrólise, com emprego de um catodo de mercúrio.
 É um metal branco-prateado, maleável, dúctil, bom condutor de eletricidade. Apresenta diversos isótopos, dos quais os de massa 84, 86, 87 e 88 são estáveis e o de massa 90 é radioativo, formado nas explosões atômicas. O Estrôncio (Sr) é um elemento químico radioativo, portanto é cuidado ao manipulá-lo, pois pode destruir tecidos corporais levando a um câncer. Os vizinhos na tabela periódica, o Césio e o Bário, são mais conhecidos por algumas das características do elemento Estrôncio (Sr). O estrôncio é um metal alcalino-terroso do (grupo 2A) da classificação periódica dos elementos, possui o número atômico 38(38 prótons e 38 elétrons) e massa atômica 87,6 u.
Quando exposto ao ar, o estrôncio oxida rapidamente. No ar aquecido, queima emitindo uma luz brilhante e forma o óxido e o nitreto. Reage com a água, produzindo hidróxido e liberando hidrogênio. É menos básico que o bário e mais do que o cálcio. A solubilidade de seus sais é também intermediária entre a dos sais do bário e cálcio. Seus principais compostos são o monóxido, SrO; O hidróxido, Sr(OH)2; o cloreto, SrCl2; o clorato, Sr(ClO3)2; o sulfeto, SrS; o carboneto, SrC2 e o carbonato, SrCO3.
À temperatura ambiente, o estrôncio no estado sólido, é o encontra na natureza na forma de sulfatos e carbonatos, podendo ocorrer em maior quantidade em minerais como a celestite (SrSO4) e a estroncianite (SrCO3). Estas formas minerais se encontram em abundância na crosta terrestre, os locais mais ricos em Estrôncio se localiza nos EUA, no Reino Unido, na Alemanha e no México. O metal possui coloração prateada, é pouco maleável, mas se oxida rapidamente na presença de oxigênio, o que torna necessário conservá-lo imerso em querosene.
O hidróxido de estrôncio é usado para refinação de açúcar e o nitrato, na produção de fogos de artifício coloridos de vermelho. Os compostos de estrôncio têm escassa aplicação técnica, pois podem ser substituídos pelos os de bário e cálcio, muito mais econômicos.

Uma curiosa aplicação do Estrôncio (Sr) é no que diz respeito a cristais para tubos de raios catódicos de televisores coloridos: nesta função o Estrôncio (Sr) fica encarregado de filtrar os raios X, evitando que incidam sobre os telespectadores, por isso, é obrigatória a presença deste elemento nos tubos dos televisores;
O carbonato derivado do Estrôncio (SrCO3) e o óxido (SrO) são  aplicado na indústria açucareira;

O nitrato de Estrôncio (Sr (NO3)2) é usado em shows pirotécnicos, pois sua queima dá artifícios e fogos de sinal ou alarme. Origem a uma fonte vermelha, sendo por isso, empregado também em fogos de artifícios e fogos de sinal de alarme.
O estrôncio (metal) é protegido por um filme de óxido, mas arde no ar e reage com a água. Obtém-se por eletrólise ígnea dos seus cloretos. As suas propriedades químicas são semelhantes à do cálcio e os seus sais dão à chama uma coloração vermelho-brilhante, pelo que é utilizado em pirotecnia. Uma vez que possui propriedades semelhantes às do cálcio, se o estrôncio for ingerido juntamente com os alimentos contaminados, é metabolizado e fixa-se nos ossos, provocando graves danos devido à radiação.
 O estrôncio tornou-se famoso devido à existência do seu isótopo radioativo Sr90 que se forma sobre tudo nas explosões das bombas atômicas. Este isótopo possui um período de semi-desintegração de 28 anos, que se origina na fissão do urânio-235 e do chumbo-239.
 Por hoje e só pessoal! Até a próxima semana com mais um “Elemento Químico”. Uma ótima semana para todos.

Referência
 Princípios de Química, 3ª Edição. Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário