sábado, 5 de novembro de 2011

HIDROCARBONETOS

Bolsista: Litton Jr.

Olá blogueiros do QUIPIBID, essa semana dando continuidade a matéria da semana passada, vamos continuar falando sobre a química orgânica, como eu já disse a parte mais importante da química. Essa semana falaremos da parte dos hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos

             Os hidrocarbonetos são substâncias moleculares binárias, pois são apenas formadas por carbono e hidrogénio. Quando na cadeia carbonada só existem ligações covalentes simples, trata-se de um hidrocarboneto saturado, caso existam ligações covalentes duplas ou triplas, entre os átomos de carbono, trata-se de um hidrocarboneto insaturado. Há dois grandes grupos de hidrocarbonetos: os hidrocarbonetos aromáticos (contêm, pelo menos, um anel benzénico) e os hidrocarbonetos alifáticos (não contêm nenhum anel benzénico e as suas cadeias carbonadas, podem ser abertas ou fechadas e qualquer delas pode ser ramificada (C3 ou C4) ou linear (C1 ou C2)).
Os hidrocarbonetos alifáticos de cadeia fechada também se chamam alicíclicos. Os de cadeia aberta tomam o nome de:
 Alcanos, quando os átomos de carbono estão ligados uns aos outros por ligações covalentes simples;
 Alcenos, quando existe pelo menos uma ligação covalente dupla entre dois átomos de carbono;
 Alcinos, quando existe pelo menos uma ligação covalente tripla entre dois átomos de carbono.
Nomenclatura dos alcanos
            Nos alcanos cada átomo de carbono está ligado a 4 outros átomos por ligações covalentes simples C – H e C – C. Nos alcanos de cadeia linear, cada átomo de carbono não terminal liga-se a outros dois átomos de carbono e a dois de hidrogénio, não havendo ramificações ao longo da cadeia carbonada. O mais simples dos alcanos é o metano (CH4), segue-se o etano (C2H6), o propano (C3H8), o butano (C4H10). Nos alcanos seguintes o nome obtém-se adicionando ao prefixo indicativo do número de átomos de carbono a terminação ano. A fórmula geral dos alcanos é: CnH2n+2.
Nomenclatura dos alcenos
Os alcenos são hidrocarbonetos insaturados em que a ligação dupla      carbono – carbono (C = C) constitui a principal característica da sua estrutura. O alceno mais simples, o eteno ou etileno, tem a fórmula molecular C2H4 e fórmula racional CH2 = CH2, segue-se o propeno (C3H6), o buteno (C4H8).
            A fórmula geral dos alcenos que só contêm uma ligação dupla por molécula é: CnH2n, em que n é um número inteiro maior ou igual a  2.
            As regras de nomenclatura são idênticas às apresentadas para os alcanos, com a particularidade da cadeia escolhida para principal ter de conter as ligações duplas.
Nomenclatura dos alcinos
Os alcinos são hidrocarbonetos insaturados com uma ou mais ligações triplas carbono – carbono. O alcino mais simples, o etino, tem a fórmula molecular C2H2 e fórmula racional, segue-se o propino (C3H4), o butino (C4H6).
            A fórmula geral dos alcinos que só contêm uma ligação tripla por molécula é: CnH2n-2, em que n é um número inteiro maior ou igual a  2.
            As regras de nomenclatura são idênticas às apresentadas para os alcanos e alcenos, com a particularidade da cadeia escolhida para principal ter de conter as ligações triplas.
Bom pessoal devido o conteúdo ser muito extenso daremos continuidade semana que vem.
Bom fim de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário