terça-feira, 22 de novembro de 2011

“O VANÁDIO E O FUTURO DOS COMPUTADORES”

Bolsista: Alessandro R. Barbosa
            Oi seguidores e amigos do QUIPIBID! Hoje atualizamos nossa coluna de atualidades com uma reportagem do portal G1, sobre o uso de Vanádio líquido para dar energia e resfriar processador.

NOTÍCIA:
            Cientistas da IBM descobriram um meio de usar metal líquido para, ao mesmo tempo, dar energia e resfriar os processadores utilizados tanto em PCs quanto em celulares e tablets. A medida, de acordo com a empresa, permitirá a fabricação de componentes menores, mais eficientes em termos de energia e com maior capacidade de processamento.
            De acordo com a revista "New Scientist", cientistas do laboratório da IBM em Zurique, na Suíça, afirmam que a inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio do cérebro humano. "O nosso cérebro é 10 mil vezes mais denso e eficiente do que qualquer computador hoje. Isto só é possível porque ele utiliza uma rede de vasos capilares e veias extremamente eficientes para transportar energia e calor ao mesmo tempo", disse Bruno Michel, cientista da IBM.                                                         
       Para criar o sistema que utiliza metal líquido, no caso o vanádio, no chip, os pesquisadores colocaram placas de silício umas sobre as outras, como a Intel já fez com os processadores Ivy Bridge, que serão lançados em 2012, para criar um processador tridimensional. A IBM criou canais entre as placas que permitem que o metal circule por todo o chip, conduzindo eletricidade e retirando o calor quando o vanádio perde sua carga.                                                                                                               
             Ainda não há previsão para o lançamento do chip da IBM.
            Em um mundo cada vez mais globalizado, há a necessidade de se buscar tecnologias mais avançadas para que este processo intenso de comunicação se mantenha, uma vez que, com um simples toque de mouse podemos nos conectar com pessoas de diversos lugares do planeta. E, como vocês puderam observar nesta reportagem, a Química é essencial e também se faz presente no mundo da computação. Como o próprio nome desta coluna nos sugere “Química e atualidades”, estamos antenados com a tecnologia e hoje vamos falar sobre o Vanádio (V), que irá ser usado por empresas de tecnologia, em seu estado líquido, como fonte de energia e ao mesmo tempo para resfriar processadores de computadores, celulares, tablets, entre outros, como vocês puderam ler na notícia. Vamos então conhecer um pouco o elemento vanádio e suas aplicações. 
O Vanádio, foi descoberto em 1801, na cidade do México, pelo químico e mineralogista espanhol Don Andrés Manuel del Río, no mineral vanadinita, proveniente de Zimapán, México, contudo,  inicialmente recebeu o nome de pancrómio, devido a grande variedade de cores que o composto apresentava.                        
         Mais tarde, Del Río, passou a pensar que o que tinha encontrado era apenas algum composto de cromo impuro. Com isso, o Vanádio foi “redescoberto” em 1830 pelo químico sueco Nils Gabriel Sefström, que o chamou de vanadis, a deusa escandináva da beleza e da juventude; este nome foi escolhido por causa das belas cores dos compostos de vanádio quando em solução.
No entanto, só em 1867 que o químico inglês Henry Enfield Roscoe, conseguiu isolá-lo reduzindo o VCl2 com hidrogênio.
            A maior parte do vanádio é empregada na produção de ligas, principalmente a de ferrovanádio (com até 80% de vanádio). Quando adicionado ao aço em porcentagens que variam de 0,1 a 5%, o vanádio tem dois efeitos: refina os grãos da matriz de aço e combina-se com o carbono presente para formar carbetos. Desta forma o aço contendo vanádio é muito resistente a choques e à corrosão, o que permitiu o desenvolvimento de eixos de automóveis de qualidade.
            Alguns compostos de vanádio são usados como:  importantes catalisadores, em processos de contato para fabricação de ácido sulfúrico, o que já demonstra a enorme importância dele para a economia e a indústria química, pois ácido sulfúrico é ainda uma das mais importantes substâncias químicas, sendo a chave para grande parte do desenvolvimento da indústria, como catalisador de oxidação na síntese de anidridos, na produção de nylon, e na oxidação de substâncias orgânicas como o etanol a acetaldeído, açúcar a ácido oxálico e antraceno a antraquinona.
            Para concluir trago para vocês uma tabela com algumas informações químicas do Vanádio:

Espero que tenham gostado e até a próxima postagem!
Fontes:
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/ibm-usa-metal-liquido-para-dar-energia-e-resfriar-processador.html
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/elemento.pdf
www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/oligoelementos/vanadio.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário