sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Irene Joliot- Curie e Jean Frederic Joliot- Curie

Bolsista: Leidiane Rodriguez Rosa
Continuando o legado da família Curie nos avanços da ciência e da química, vamos conhecer os feitos de Irene Joliot – Curie.
Filha dos famosos químicos Pierre Curie e Marie Curie, nascida em Paris no ano de 1897, Irene, estudou na Sorbonne, e trabalhou como enfermeira na Primeira Guerra Mundial.
Foi uma física francesa de muito sucesso, publicou seu primeiro artigo cientifico em 1921 e formou em 1925 onde defendeu sobre os raios alfa do polônio na sua tese, foi subsecretaria de estado no governo Frances de Léon Blum, lecionou na Sorbonne (1937).
Começou a trabalhar com sua mãe Marie Curie no Instituto do Radio (1937), e tornou de diretora em 1946, onde conheceu Jean Frédéric Lotiot,também físico Frances, com quem se casou no ano 1938. Fez parte da Comissão de Energia Atômica, o Comitê Nacional de União de Mulheres Francesas e o Conselho Mundial da Paz, uma ativista social progressista e junto com o marido foi nomeada para integrar a comissão organizadora de energia nuclear da frança (1946), e após a guerra ambos foram dispensado, devido questões político- ideológicas (1950), que foi de grande importância na resistência francesa contra a ocupação nazista, na segunda guerra mundial, na ocultação do principio dos reatores nucleares, na proteção de cientistas e na produção de explosivos.
Considerados os descobridores da radioatividade artificial, Irene e Frederic Loliot- Curie ganharam o premio Nobel de química em 1935, por conseguir sintetizar isótopos radioativos, preparados em laboratórios e pelas investigações para a utilização na medicina e na biologia. Ambos sintetizavam os elementos radioativos por meio do bombardeio com partículas alfa em boro, alumínio e magnésio, através deste processo descobrem o principio do reator nuclear. Descobriu que as partículas de berílio carregadas com os raios alfa emitiam radiação neutra, o que permitiu a James Chadwick a descoberta dos nêutrons. Em 1948 Irene e Frederic desenvolvem o primeiro reator nuclear francês.
Irene morreu em 1956 de leucemia em Paris, provavelmente vitima de anos de exposição à radiação, causa que também matou sua mãe.  Dois anos depois Frederic faleceu em Arcouest e foi enterrado como herói de seu país.  



Referencias
www.explicatorium.com/Irene-Curie.php
www.algosobre.com.br/biografias/frederic-e-irene-joliot
curie.htmwww.dec.ufcg.edu.br/biografias/IreneJol.html
noticias.uol.com.br/.../biografia/0,5387,1415-biografia-9,00.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário