quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ROLOU UMA QUÍMICA!


Bolsista: Gisléia Chaves
Olá pessoal do Quipibid! Hoje a nossa matéria está apaixonante! Quem já não ouviu esta frase “Tá rolando uma química”, vamos descobrir que ela realmente é verdadeira e é a sensação mais emocionante do nosso dia a dia!
 
Coração acelerado, mãos suando, frio na barriga, tremores, suspiros, pele ruborizada, todos já tivemos essas sensações que a Química explica muito bem. Todas são resultados de algumas substâncias presentes em nosso organismo, entre elas: noradrenalina, dopamina, adrenalina, feniletilamina, oxitocina, serotonina e endorfinas, que são responsáveis por esta sensação maravilhosa dos apaixonados. Para que ocorram estes sentimentos são necessários vários hormônios. Por exemplo: a adrenalina produz aceleração do coração e a excitação, a dopamina produz a sensação de felicidade, a noradrenalina produz o desejo sexual entre o casal, onde ocorre a verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.
Essa sensação pode não durar muito tempo, é quando o casal diz que o amor esfriou, neste estágio do relacionamento o organismo estará adquirindo uma resistência a essas substâncias, por isso serão necessárias doses cada vez maiores de substâncias químicas para que haja a mesma sensação do início do relacionamento onde se dará a presença dos hormônios vasopressina e ocitocina, pois são eles os responsáveis pela relação calma, duradoura e segura, para que o amor seja eterno!
Espero que vocês tenham curtido esta matéria e aproveitem as sensações da química do amor. Até a próxima!

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-amor.htm.

Um comentário: