quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Carros 2

O filme conta uma historia do super astro das corridas relâmpago Mc Queem o inigualável carro-guincho Mate levam suas amizades a novos e emocionantes destinos internacionais em carros 2, quando viajam ao exterior para disputar o primeiro Grand Prix Mundial que determinará quem é o carro mais veloz do planeta. E a disputa esta se referindo ao carro que usa um combustível alternativo, se realmente ele se torna mais rápido ou não devido ao uso de tal combustível.
Então com o desenrolar do filme eles podem perceber que o carro que usou o combustível alternativo, no coso o relâmpago Mc Queen foi então o vencedor.
                        Estes filmes alem de muito divertido pode levantar uma grande questão que hoje é muito discutida, combustíveis alternativos que podem ser: metanol, etanol, gás natural, hidrogênio, biodiesel, eletricidade, tudo com o intuito de oferecer uma matéria limpa e econômica, nesta semana vamos nos aprofundar um pouco sobre o que é biodiesel, um ótimo tema para trabalhar através deste filme.
            Biodiesel é uma alternativa aos combustíveis derivados do petróleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veiculo com motor diesel. Fabricado a partir de fonte renováveis (girassol, soja, mamona), é um combustível que emite menos poluente que o diesel.
Processo de produção do biodiesel:
            A molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele um triglicídio.
O processo de transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se transesterificação.
Transesterificação nada mais é do que separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20% de uma molécula de óleo vegetal e formada por glicerina. A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal deixando o óleo mais fino e reduzindo a viscosidade.


No Processo de transesterificação é um termo geral usado para descrever uma importante classe de reações orgânicas onde um éster original reage com um álcool, o processo de transesterificação é denominado alcoólise (Figura 1A). Esta reação é reversível e prossegue essencialmente misturando os reagentes. Contudo, a presença de um catalisador (acido ou base) acelera consideravelmente esta conservação, como também contribui para aumentar o rendimento da mesma.


 
Fontes:
www.scielo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário