terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ÁCIDO SÚLFURICO

                                                                                          Bolsista: Ana Lúcia Miranda

        Você sabe como produz o ácido sulfúrico? Sabia que a maioria dos produtos químicos industriais que temos contato diariamente esse ácido está presente?Pois bem então vamos falar um pouco sobre ele. Na produção de alguns produtos químicos tais como: detergentes, plásticos, tintas, corantes, fertilizantes, baterias de automóveis e fibras têxteis ele está presente indiretamente ou diretamente, para a indústria é um composto químico de grande importância, que se pode medir o grau de desenvolvimento industrial de um país a partir da produção de ácido sulfúrico.


       A fabricação do ácido sulfúrico é a partir das matérias primas de enxofre mineral, oxigênio do ar e água.
O ácido tem um elevado ponto de ebulição, puro apresenta um liquido incolor, oleoso e muito denso cerca de  1,84 g/cm3.
A maioria das fabricas de ácido sulfúrico utilizam o processo de contato desenvolvido por um inglês Phillips no ano de 1831. Cujo processo utiliza um catalisador, na primeira etapa e obter o SO2(dióxido de enxofre) veja a reação a baixo:

                                                     S(s)      +         O2(g)       
→      SO2(g)

A reação ocorrera em uma câmara onde o enxofre é vaporizado pelo calor da combustão, pois no estado gasoso o enxofre reage como o ar aumentando a temperatura. Na segunda etapa observe a reação:
O enxofre sólido amarelo queima em chama azul produzindo o SO2, um gás tóxico que causa problemas respiratórios, está é uma das etapas realizadas em laboratório para a produção industrial do H2SO4 sendo utilizados frascos fechados alimentando o O2. 



           A invenção desenvolvida por Phillips não teve muito sucesso durante 40 anos, por não haver demandas de ácidos, por não terem conhecimento das reações catalíticas em fase gasosa, o desenvolvimento das tecnologias químicas eram bem lentas. Com o desenvolvimento das indústrias de corantes foi o que elevou a demanda na fabricação de ácidos. Este processo foi melhorado ao longo do tempo em todos os detalhes, pois é um processo industrial mais barato, praticamente todo automático, todas as fabricas novas empregam esse processo de contato. As poucas fábricas remanescentes do processo de câmara de chumbo foram as responsáveis por cerca de 4% do ácido sulfúrico produzido em 1973.
         O H2SO4 quando dissolvido em água libera um forte calor, aumentando assim a temperatura da mistura, para se misturar o H2SO4 e água o correto e adicionar o ácido lentamente a água não faça ao contrário, pois quando despeja a água sobre o ácido pode haver uma pequena explosão devido à água entrar em ebulição. O ácido sulfúrico é forte e corrosivo tendo ação desidratante desse modo ele é capaz de retirar água dos materiais. Um exemplo bem simples é adicionar o ácido no açúcar, ocorrerá uma reação que o transformara em carvão. Mas lembre si sempre é necessário muito cuidado ao se manusear qualquer ácido, o H2SO4 se ingerido pode causar erosão dental, queimaduras graves na boca e garganta e até perfuração do trato intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário