sábado, 21 de janeiro de 2012

Henry Becquerel e a radioatividade

Bolsista: Leidiane Rodrigues Rosa
Vamos conhecer um pouco de outro grande cientista que contribuiu muito na descoberta da radioatividade.
O cientista francês Henry Becquerel (1852-1908) foi um dos colaboradores para a descoberta da radioatividade. Seu trabalho envolveu a radiação do Urânio emitida em filmes fotográficos.
Henri Becquerel nasceu em Paris em 15 de Dezembro de 1852 e morreu em 25 de Agosto de 1908 em Croisic, na Bretanha, pertencia a uma família de cientistas. Seu avô foi um importante investigador dos fenômenos elétricos e magnéticos, e seu pai Edmond Becquerel, fez estudos a respeito das radiações ultravioletas e dos fenômenos de fosforêscencia e fluorescência e espectroscopia e absorção da luz. Becquerel estudou na Escola Politécnica de Paris e era "engenheiro de pontes e calçadas". Ensinou Física na Escola Politécnica de Paris e no Museu Nacional de História Natural.
Henri Becquerel realizou pesquisas sobre a fosforescência invisível (no infravermelho) de várias substâncias. Estudou os espectros de fluorescência de sais de urânio. Interessava pelos raios X,que, além de poderem emitir radiação visível e infravermelha, os corpos luminescentes podiam também emitir raios X. Becquerel resolve fazer experimentos sobre o assunto.
No ano de 1895 Becquerel descobriu uma nova propriedade da matéria que, denominou de radioatividade. Ao Colocar sais de urânio sobre uma placa fotográfica em local escuro, verificou que a placa enegrecia. Os sais de urânio emitiam uma radiação capaz de atravessar papéis negros e outras substâncias opacas a luz. Estes raios foram denominados de Raios B em sua homenagem.
 Becquerel publicou os resultados de suas pesquisas em uma série de artigos, principalmente nos Anais de Física e Química Comunicações e da Academia de Ciências. Pela descoberta da radioatividade espontânea foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física em 1903, juntamente com o casal Pierre Curie e Marie Curie.
Estes raios  que foram chamados de raios B, hoje o fnomeno é chamado de radioatividade e é conhecido por ser uma propiedade nuclear de  certos elementos, além de diversas utilidades na área da ciência, tecnologia e na madecina.

Referencias:

www.infoescola.com › Biografias
http://www.algosobre.com.br/biografias/henri-becquerel.html
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário