terça-feira, 10 de janeiro de 2012

AÍ QUE CHEIRINHO BOM! É PERFUME? O QUE ELE CONTÉM?

Bolsista: Eliana

        Todos nós amigos do quipibid temos preferência por determinados aromas, os quais podem nos mudar o humor ou suscitar emoções. As fragrâncias de um perfume é um complexo sistema de substâncias originalmente extraídas de algumas plantas tropicais e de alguns animais selvagens. A palavra perfume originou-se das palavras latinas per (origem de) e fumare (fumaça). Os perfumes são uma complexa mistura de compostos orgânicos denominados fragrância. Inicialmente as fragrâncias eram classificadas de acordo com sua origem. Por exemplo: a fragrância floral consistia no óleo obtido de flores tais como a rosa, jasmim etc. A fragrância verde era extraídas de árvores e arbustos.  A fragrância animal consistia em óleos obtidos a partir do veado almiscareiro (almíscar), do gato de algália (algália), do castor (castóreo) etc. A fragrância amadeirada era extraída de raízes, de cascas de árvores e de troncos.
               Hoje os óleos essenciais ainda sejam obtidos a partir dessas fontes naturais, têm sido substituídos cada vez mais por compostos sintéticos. Já foram identificado cerca de três mil óleos essenciais, destes cerca de 150 são importantes como ingredientes de perfumes. Para serem utilizados na fabricação de perfumes os óleos essenciais devem ser separados do resto da planta. As técnicas usadas baseiam-se em solubilidade, volatilidade e temperatura de ebulição.
               Os perfumes contêm misturas de fragrâncias dissolvidas em um solvente, geralmente o etanol e é adicionado também fixador para retardar a evaporação da essência. Sendo que etanol contém água.
Métodos para extração dos óleos essenciais
                             
       Hidrodestilação            enfleurage         prensagem a frio


Bom amigos do blog, agora vocês já sabem como são feitas as maravilhosas essências que nos deixam perfumados.
Fontes:
http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/quimsoc.pdf
http://oleosessenciais.org/metodos-de-extracao-de-oleos-essenciais/





Um comentário: